Leia mais:
Os 13 piores de 2013
13 que não cheiraram nem federam em 2013
12 na rebarba de 2012
Os 13 melhores de 2013
12 ANOS DE ESCRAVIDÃO [drama – EUA/GB]
O talentoso cineasta Steve McQueen ["Fome", "Shame"] pega um viés novo do tema e concebe um filme sólido e visceral o tempo inteiro, com atuações irretocáveis de Chiwetel Ejiofor, Michael Fassbender e a pouco conhecida Lupita Nyong'o. Uma experiência forte.
ALÉM DA ESCURIDÃO – STAR TREK [ficção – EUA]
Outra vez, a competência de J. J. Abrams na direção comete um filmaço no reboot da franquia.
ANTES DA MEIA-NOITE [romance – EUA]
Encontramos Jesse e Celine mais maduros, e também mais amargos, num passeio sombrio pelos descaminhos do casamento. O roteiro, escrito novamente pelo diretor e os dois atores, adota o sarcasmo e desconstrói o idealismo do “felizes para sempre”. Teremos mais daqui nove anos? Espero que sim.
AZUL É A COR MAIS QUENTE [romance – FRA/BEL/ESP]
Duas performances extraordinárias de Adèle Exarchopoulos e Léa Seydoux, sob a direção realista de Abdellatif Kechiche, resultam numa obra arrebatadora sobre a descoberta da paixão e o crescimento provocado por sua dor. Inspirada na graphic novel de Julie Maroh, ganhou a Palma de Ouro em Cannes e foi um dos filmes mais comentados do ano – como sempre, pelas razões erradas.
BLACKFISH – FÚRIA ANIMAL [documentário – EUA]
O cruel cativeiro das baleias assassinas nos parques aquáticos, analisado a fundo num filme-denúncia corajoso e desconcertante.
BLUE JASMINE [drama – EUA]
Woody Allen realiza um astuto – e tragicômico – estudo de personagem, amparado por uma brilhante Cate Blanchett.
CAPITÃO PHILLIPS [suspense – EUA]
Um filme tenso, pulsante, não alienado, com excelente direção de Paul Greengrass nos transferindo a angústia de Tom Hanks.
UM ESTRANHO NO LAGO [suspense – FRA]
O francês Alain Guiraudie realiza um exercício-noir sobre a solidão [ou o medo dela] que, assim como aproxima, também destrói as pessoas.
FRUITVALE STATION – A ÚLTIMA PARADA [drama – EUA]
Ryan Coogler debuta na direção com incrível segurança, numa narrativa que reconstitui com vigor e humanismo um episódio revoltante do "american 'civil rights' of life".
A GRANDE BELEZA [drama – ITA]
O italiano Paolo Sorrentino concebe uma crônica felliniana – sem perder sua própria essência – muitíssima bem escrita sobre a Roma contemporânea dos artistas e intelectuais, com humor e melancolia em equilíbrio.
GRAVIDADE [ficção – EUA]
Alfonso Cuarón redefine o conceito de tensão no espaço nessa realização cinematográfica em 3D de cortar o fôlego.
INSTINTO MATERNAL [drama – ROM]
Nesse drama romeno, a difícil relação entre uma mãe superprotetora e o filho é testada durante uma tragédia. Calin Peter Netzer concebe um filme estruturalmente delicado, apto a duras reflexões. Ótima atuação de Luminita Gheorghiu.
LE PASSÉ [drama – FRA/ITA]
O iraniano Asghar Farhadi vai gradativamente descascando a cebola de uma narrativa humana pautada por complexas motivações entre os personagens.
Monteiro Jr.
Seja o primeiro a comentar.
Postar um comentário