Museu do Piauí realiza 15ª Semana dos Povos indígenas
O Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes realiza entre os dias 18 e 20 de abril a 15ª Semana dos Povos Indígenas. A programação conta com exposições, oficinas e mesas redondas sobre a temática indígena. O evento visa a conscientização e preservação da cultura, identidade e direitos dos índios.
A abertura oficial acontece na próxima terça-feira (18), às 19h, com apresentação cultural, exposição fotográfica OBDUCO, e exposição coletiva “Etnia e resistência contemporânea” com obras de Gabriel Archanjo, Rogério Narciso, Portelada, Jota A, Aliã Wamiri, Amaral e Dora Parentes.
“Esse já é um evento fixo do calendário do Museu do Piauí e visa a preservação da memória indígena, tão importante na nossa identidade cultural”, diz a coordenadora do Museu do Piauí, Dora Medeiros.
No dia 19 de abril (Dia do Índio) haverá mesa redonda com o tema “Empoderamento dos povos indígenas: Direito, cultura, identidade e memória”. A programação também conta com oficina de confecção de utensílios indígenas, exibição de filmes sobre a temática e visitas guiadas às exposições.
O Museu do Piauí passou por reforma recentemente e hoje conta com novo projeto museográfico, novas salas, pinacoteca e reorganização do acervo. Uma das salas é dedicada à cultura indígena, com fotografias e utensílios de diversos remanescentes indígenas do Piauí.
A 15ª Semana dos Povos Indígenas é uma realização do Museu com Piauí (MUP), com o apoio do Governo do Estado, através das secretarias de Governo, Saúde e Cultura; Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Fundação Nacional do Índio (FUNAI).
Seja o primeiro a comentar.
Postar um comentário