.png)
Curto-Circuito
Programa Indisciplinar Para Criadores Contemporâneos
O Núcleo do Dirceu inicia 2013 ainda realizando o Projeto 1000 Casas, que desenvolve há dois anos. Em breve acontecerá o lançamento de uma publicação fotográfica sobre as visitas nas casas do Grande Dirceu e a apresentação da instalação-performance 1000 Casas no Galpão do Dirceu, voltado especialmente aos moradores visitados. E, como redirecionamento de sua atuação para o ano de 2013, o Núcleo amplia suas atividades como plataforma de criação autônoma, propondo um programa indisciplinar para criadores contemporâneos:o curto-circuito.
curto-circuito é um projeto de formação artística e ocupação do Galpão do Dirceu por 20 jovens artistas, ativistas ou produtores culturais,durante o período de um ano, dividido em dois semestres. O programa propõe uma colaboração horizontal desses criadores com os criadores do Núcleo do Dirceu e outros convidados, e compartilha as pesquisas e experiências dos últimos sete anos, através de um processo de formação imbricado em processo de criação sem foco em resultados.
curto-circuito é um programa indisciplinar – e não “adisciplinar” – porque atua nas fronteiras entre as linguagens e nas zonas borradas entre o que seja ou não Arte. O programa propõe uma atuação nas fissuras e bifurcações que se dão no encontro entre diferentes maneiras de pensar e fazer arte, focando na geração de um conhecimento amplo, democrático e não formal, e em outros modos de existir, operar, produzir e compartilhar no campo das artes contemporâneas.
curto-circuito inaugura um momento novo e importante para oNúcleo do Dirceu, que com esse programa passa a atuar no Piauí preenchendo um espaço de carência de instituições e programas de formação artística.
A seleção acontecerá durante três semanas, do dia 21 de janeiro ao dia 8 de fevereiro, e os interessados podem participar livremente e sem compromisso de frequência nos encontros propostos. Serão três encontros semanais, cada um com um enfoque específico: teoria, prática e criação. A inscrição é feita preenchendo um formulário simples, e pode ser feita no Galpão, em qualquer dia de atividade, basta vir. Os candidatos podem começar a freqüentar os encontros mesmo que já estejam em andamento, a partir de qualquer dia.
Não precisa ter experiência, basta o interesse em criar e produzir.
Atividades de seleção:
Dias 21/01, 28/01 e 04/02, segundas-feiras, de 18h às 21h, o foco do encontro é a Teoria
Dias 23/01, 30/01 e 06/02, quartas-feiras, de 10h às 13h, vamos para a Prática.
Dias 25/01, 27/01 e 08/02, sextas-feiras, das 16h às 19h, é dia de Criação*
*ou produção cultural especificamente para alguns candidatos
A partir das experiências destes nove encontros, o Núcleo pretende chegar aos 20 criadores que seguirão no programa, que inicia no dia 25 de fevereiro.
Sobre o Núcleo do Dirceu
O Núcleo vem, desde 2006 quando foi criado, atuando em diferentes linguagens das artes performáticas, e foi reconhecido duas vezes pela Associação Paulista de Críticos de Artes: em 2008, pela melhor “Política Pública em Dança”, e em 2011, por “Formação, Difusão, Produção e Criação em Dança”. Desde 2009 ocupa o GALPÃO DO DIRCEU, onde são desenvolvidos diversos projetos, ações e criações através de parcerias locais, nacionais e internacionais.
1000 Casas é apresentado pela Petrobras e pelo Ministério da Cultura, com patrocínio de manutenção do Núcleo do Dirceu por dois anos, via Lei Rouanet e Governo Federal.
Mais informações
(86) 3235 -7143 e www.nucleododirceu.com
Galpão do Dirceu – Rua Jaime Fortes, 3228, Parque Ideal, Grande Dirceu | Teresina, Piauí.
Seja o primeiro a comentar.
Postar um comentário