Pesquisar neste blog

https://1.bp.blogspot.com/-rBKwDq3-vQc/WVyEm-wwGtI/AAAAAAAAniA/Amp1A1qWsp4Qg43lgdnbkbrRfcZ0XBZiACLcBGAs/s1600/3.jpg    Os eventos e promoções estão sendo colocados no instagram
Grupo no Facebook               Grupo no Telegram               Grupos no Whatsapp

domingo, 1 de julho de 2012

Ópera "A Vingança da Cigana" no projeto "Música Depois da Missa" - Palácio da Música - 1º de Julho



Ópera encenada pela primeira vez no Brasil no Música Depois da Missa
“A Vingança da Cigana” é encenada no Palácio da Música

A ópera portuguesa “A Vingança da Cigana” será encenada pela primeira vez no Brasil, por alunos de canto da Universidade Federal do Piauí. Sua primeira audição nacional pode ser assistida gratuitamente neste domingo, dia 1° de julho, às 11h, no Música Depois da Missa do Palácio da Música.

O projeto Música Depois da Missa é uma realização da Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, e tem como objetivo incrementar as manhãs de domingo, logo após as missas, com atrações culturais de qualidade e, o melhor de tudo, gratuitamente. Todas as semanas, dezenas de pessoas comparecem ao Palácio para desfrutar apresentações de grandes músicos.

Ópera em um ato, do português Antònio Leal Moreira e do brasileiro Domingos Caldas Barbosa, datada de 1794, “A Vingança da Cigana” foi a primeira ópera composta em português de que se tem registro. O manuscrito, que se encontra na Biblioteca Nacional de Lisboa, em Portugal, foi recentemente editado pelo Núcleo de Pesquisa em Música (NUPEMUS) da UFPI, coordenado pelo Prof. Dr. João Berchmans Carvalho Sobrinho. A partir dessa edição, desenvolveu-se a montagem da ópera completa no Departamento de Música e Artes Visuais da mesma instituição.

Pela primeira vez apresentada no Brasil, a ópera também traz ao público do Piauí a oportunidade de assistir pela primeira vez a uma montagem completa de uma obra desse estilo, com figurinos e cenários também realizados pelos alunos UFPI.

Os cantores nesta montagem estão sob as coordenações das professoras Deborah Moraes Gonçalves de Oliveira (voz e cena) e Daniela Cabezas (correpetição – piano), e serão: Luana Campos (Cigana), Késsia Lopes (Lambisca), Gildomar Oliveira (Grilo), Lucas Coimbra (M. Pierre), Edivan Alves (TARELO), Francisco Pereira (Cazumba), Marcos Vinícius (Chibante) e Juliana Lima (Camila).

Serviço
Evento: Música Depois da Missa - “A Vingança da Cigana”
Data: 01/07/12
Local: Palácio da Música
Horário: 11h

1 Comentário

Unknown disse...

gostaria de poder ouvir (ou ver) esta apresentação. Sou pesquisador de História da MPB e já fiz projeto para montagem há alguns anos, mas não consegui captar os recursos. Consegui uma base em piano para ensaios da montagem de Braga - Portugal.
Atenciosamente
MAURO SILVEIRA
TEL (22) 97269745 - IGUABA GRANDE - RJ
e-mail: mauroaraujosilveira@gmail.com

Postar um comentário