
Para celebrar o Dia Nacional da Cultura, que acontece dia 5de novembro, a Fundação Cultural do Estado – Fundac, realiza sua primeira Virada Cultural. A programação, que terá início às 20h de sexta-feira, 4, encerra somente na madrugada de sábado, 5, com apresentações musicais eteatrais, exibições de animes e concursos. As atividades se dividirão por todo o Complexo Cultural do Clube dos Diários e no Theatro 4 de Setembro.
Mostrando seu trabalho ao público, três apresentaçõesteatrais marcarão o evento: “Sol Sanguíneo”, “Apareceu a Margarida” e “Folia deReis”.
Do grupo Indigentes de Teatro, “Sol Sanguíneo” foi criado apartir da poesia de Salgado Maranhão e conta com a interpretação de VitorinoRodrigues. A montagem parte de elementos simples para salvaguardar o universopoético do escritor, valorizando sua palavra-carne, palavra-pele, palavra-vida. Em cena, o barro abre caminhos para um emaranhado de impressões e sensaçõessentidas provocadas pelo eu lírico, ora aflito, ora indignado, ora em estado deequilíbrio. A dramaturgia opta por um espetáculo intimista em que o público,disposto numa arena no palco, possa respirar junto com o ator o mesmo barro, omesmo sentimento tornado palavra, ação e reação.
As imagens da encenação teatral estabelecem diálogos com ocontemporâneo homem da rua, a mulher rendeira que tece no seu bilro emaranhadosde vida no seu conta-gotas percussivo. Conta ainda com Zumbi dos Palmares, coma oratória de Castro Alves, trazendo à tona a matéria da poesia de SalgadoMaranhão arraigada de memória da pele, incrustada no homem atual.
Já “Auto da Folia de Reis”, um espetáculo teatral de cunhopopular, tem como tema principal o reisado. Com texto, direção e produção deAdalmir Miranda, a apresentação é feita pelo Grupo Corpos Teatro Independente.Resgatando a expressão popular nas mais diversas áreas da cultura nordestina,“Auto da Folia de Reis” trabalha o teatro infanto-juvenildentro de umaconcepção bastante simples: o reisado e costumes do folclore piauiense.
A comédia fica por conta de “Apareceu a Margarida”, do GrupoMosay de Teatro. Com direção e atuação de Avelar Amorim, o espetáculo misturaironia e humor em cenas marcantes.
Garantindo ainda mais diversidade à Virada Cultural, serão exibidos animes na sala do Clube dos Diários e será realizado um concurso cosplay. E o espaço para novos talentes está garantido com o Festival dePerformances. A programação contará ainda com apresentação musical de Gabi, Edvaldo Nascimento e Os Iguais com participação de Bob Robson, um DJ e da banda Amarelo Cajuína.
Seja o primeiro a comentar.
Postar um comentário