Pesquisar neste blog

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjhmLFQgzWblBtXphbChakuYpQ6obqxgEQojHSMM1aSCSJ7sfDiQ18FYZ08meehReeJajoncFgTiL2QuoBXLlCHozB51w6xGG3DdlKWvyTA8qWPH9gTdboBfhl9Ua5HG9QkGHqtiiil-_F8/s1600/3.jpg    Os eventos e promoções estão sendo colocados no instagram
Grupo no Facebook               Grupo no Telegram               Grupos no Whatsapp

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Coral "Madrugal Vox Populi" - Palácio da Música - 9 de Novembro



Depois de 10 anos fora de atividade, um dos primeiros corais do Piauí volta aos palcos da cidade. O Madrigal Vox Populi surgiu como coro independente e durante sua intensa atividade contribuiu para consolidar o canto coral como uma forma de manifestação e expressão artística da cultura piauiense. E voltam em grande estilo, apresentando repertório nunca executado no estado nesta quarta-feira (09), no Palácio da Música, em duas sessões. A entrada custa R$15,00.

A primeira sessão é às 19h30 e a segunda, às 21h. O concerto contará com o acompanhamento do violonista paulista André Priedols, compositor formado pela Unicamp. O Palácio da Música é um espaço bem estruturado e aberto para a população, mantido pela Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. Sua localização é de fácil acesso, no cruzamento das ruas Treze de Maio e Santa Luzia, no centro da cidade.

O Madrigal Vox Populi foi criado em abril de 1988 pela iniciativa de Lindbergh Pires, que o regeu durante os cinco anos iniciais, e Maristela Gruber, com o desejo de interpretar os mais diversos estilos da musica universal. Atualmente, está sob regência de Edmilson Cruz. Neste concerto, canta peças que marcaram seu repertório.

Pela primeira vez em Teresina, Romancero Gitano para Coro e Violão, composta pelo italiano Castelnuovo-Tedesco, baseado nos poemas do espanhol Federico Garcia Lorca. Nele, existe uma forte simbologia entre o primitivismo e a civilização, o instinto e a razão. A força do desejo entre a vida e a morte. Lorca busca nos gitanos andaluces, a raiz oculta de toda a humanidade.

Romanceiro cigano (Romancero gitano - 1928) contém 18 poemas que tematizam aspectos da cultura dos ciganos da Andaluzia. O Romanceiro pode ser entendido no âmbito das trocas entre a cultura popular e a produção erudita. Nos poemas que compõe o livro, há evocação à vida e cultura dos ciganos da Andaluzia, a linguagem lírica encontra a linguagem narrativa, característica da tradição hispânica dos romances.

Mario Castelnuovo-Tedesco foi um compositor judeu-italiano que estudou com Pizzetti no Conservatório de Florença. Foi professor no Conservatório de Los Angeles e compôs trilhas para cinema. Entre suas obras incluem-se óperas, aberturas, concertos e oratórios.

Federico García Lorca foi um poeta e dramaturgo espanhol que congregou os poetas do modernismo na Espanha. Formou-se em Direito pela Universidade de Granada. Foi executado aos 38 anos, quando eclode a Guerra Civil Espanhola, devido ao seus alinhamentos políticos com a República Espanhola e por ser abertamente homossexual. Segundo algumas versões, ele teria sido fuzilado de costas, em alusão a sua homossexualidade. A caneta se calava, mas a Poesia nascia para a eternidade.

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário