Pesquisar neste blog

https://1.bp.blogspot.com/-rBKwDq3-vQc/WVyEm-wwGtI/AAAAAAAAniA/Amp1A1qWsp4Qg43lgdnbkbrRfcZ0XBZiACLcBGAs/s1600/3.jpg    Os eventos e promoções estão sendo colocados no instagram
Grupo no Facebook               Grupo no Telegram               Grupos no Whatsapp

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Espetáculo "Matadouro" - Galpão do Núcleo do Dirceu - 18, 19 e 20 de Novembro

ESPETÁCULO MATADOURO ESTREIA HOJE EM TERESINA

Teresina recebe nesse final de semana a estreia local do espetáculo Matadouro. A peça fecha a trilogia de Marcelo Evelin / Demolition Inc iniciada com Sertão (Holanda-2003) e seguida por Bull Dancing (Brasil-2006). Para a construção de cada um dos três momentos deste trabalho, Marcelo Evelin tomou emprestado uma parte do romance Os Sertões, de Euclides da Cunha: a terra em Sertão, o homem em Bull Dancing e agora, a luta. A trilogia elabora-se em torno de questões relacionadas a uma identidade territorial e cultural deslocada e ao embate entre racionalidade X animalidade na vida do homem contemporâneo.

Matadouro será apresentado no Galpão do Núcleo do Dirceu (Rua Jaime Fortes, 3228 -Parque Ideal/Grande Dirceu - Próximo ao Carvalho Alternativo), dias 18, 19 e 20, às 20h. Classificação Indicativa: maiores de 16 anos (contém cenas de nudez).

MATADOURO investiga o corpo como metáfora de um campo de batalha em que a luta travada entre o oficial e o marginal, entre selvageria e civilidade, entre o território e o mundo globalizado, o lança no espaço subjetivo e intermediário do “entre”. Nem lá, nem cá, o indivíduo avança na tensão entre seguir e desistir. Vida em sua condição de precariedade. Vida que no corpo é “matável”. Vida que, sem eira nem beira, resiste e insiste.

MATADOURO é composto por oito intérpretes que, através de uma ação contínua, incorporam a luta em seu estado limite e arrastam consigo o espaço entre a periferia do Dirceu, a favela da Maré, Auschwitz ou Canudos, acompanhados pelo Quinteto em C Maior de Franz Schubert.

O espetáculo foi subsidiado com a bolsa de estímulo à criação artística em dança da FUNARTE (2008) e conta com apoio da Lei de Incentivo Estadual do Governo do Piauí/SIEC/FUNDAC. Foi criado no Galpão do Núcleo do Dirceu em Teresina-PI, e em residência artística no Hetveem Theater de Amsterdã e Centro Coreográfico do Rio de Janeiro. Estréia no Festival Panorama de Dança 2010.

Marcelo Evelin é coreógrafo, pesquisador e intérprete. Vive e trabalha na Europa desde 1986, onde atua na área da dança e do teatro físico, tendo colaborado com profissionais de variadas linguagens, nacionalidades e experiências, em projetos também envolvendo música, vídeo, instalação e ocupação de espaços específicos. É criador residente do Hetveem Theater em Amsterdã com sua companhia Demolition Inc., e ensina improvisação e composição na Escola Superior de Mímica de Amsterdã-Holanda, onde também cria projetos e orienta estudantes em processos criativos. Orienta workshops e projetos colaborativos em vários países da Europa, Estados Unidos, África, América do Sul e Brasil, para onde retornou em 2006. Desde então vem atuando também como gestor e curador, além ter implantado e coordenar em Teresina-Piauí, o Núcleo do Dirceu, um coletivo de artistas independentes e plataforma de pesquisa e desenvolvimento das Artes Performáticas Contemporâneas. Seus dois últimos espetáculos, Bull Dancing (2006) e MONO (2008), tem sido mostrados em apresentações no Brasil e exterior.

Matadouro será apresentado no Galpão do Núcleo do Dirceu (Rua Jaime Fortes, 3228 -Parque Ideal/Grande Dirceu - Próximo ao Carvalho Alternativo), dias 18, 19 e 20, às 20h. Classificação Indicativa: maiores de 16 anos (contém cenas de nudez).

CRÉDITO DA FOTO: ROGÉRIO ORTIZ

Mais Informações:

www.nucleododirceu.com
www.twitter.com/nucleododirceu

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário