Pesquisar neste blog

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjhmLFQgzWblBtXphbChakuYpQ6obqxgEQojHSMM1aSCSJ7sfDiQ18FYZ08meehReeJajoncFgTiL2QuoBXLlCHozB51w6xGG3DdlKWvyTA8qWPH9gTdboBfhl9Ua5HG9QkGHqtiiil-_F8/s1600/3.jpg    Os eventos e promoções estão sendo colocados no instagram
Grupo no Facebook               Grupo no Telegram               Grupos no Whatsapp

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Grupo Oco Teatro Laboratório - oficinas e apresentações em Teresina - 8 a 10 de Junho

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjTPmhZ0u6lHO_HmhGTSOWP4SoBsFXeJI7ITP22aphc_mvwxBTFQkQbM3SS14BpGSItKQ5HI7ZFj4jBIyMxSEsfen1IYn3LCthF6SIvb5Gx2OoPoOlthfHMDxSIwfNhK5Fa42x1cBtMbGg/s1600/oficina1.JPG

Projeto de grupo de teatro baiano promove oficinas para atores piauienses

A troca de experiências entre atores é uma ferramenta de uso recrudescente no cenário artístico brasileiro. Com esse propósito de renovar-se e renovar, o grupo Oco Teatro Laboratório, da Bahia, viaja o Nordeste promovendo encontros entre profissionais da área e oficinas, além de apresentar dois de seus espetáculos.

Depois de visitar Alagoas e Paraíba, a próxima parada do grupo é Teresina com o projeto Clássicos Teatrais no Nordeste. Dentro das atividades que serão desenvolvidas pelos componentes do Oco na cidade, constam três workshops para atores com temáticas abrangentes.

A oficina “Tecendo Partituras”, que será ministrada pelo diretor do grupo, Luís Alberto Alonso, trabalhará a expressividade do ator e o desenvolvimento de códigos que expressem a cultura popular a elementos dramáticos da literatura universal. “Energia e expressividade”, como o nome explicita, objetiva impulsionar esses dois aspectos do ator no sentido de incentivar a sua composição no palco. “Clown: construção de um corpo cômico através da musicalidade” centra-se nessa técnica clássica de representar, aliando-a a elementos de percussão e danças tradicionais nordestinas.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgNbr6vajQgfztpJmHgxouBglGs5Xxq5ZM9q4vQhgPYvMvsfVmS5E73hMF9vuaHAuKS4ghd6Qxb6xBO2fYB8hLh8ag1uDrpG5myUIBljgz6_XhINFxHLdelK7zrK5OGRjYAnJhAs_PPZ4g/s1600/oficina2.JPG
Todas as oficinas serão gratuitas e acontecerão na Casa da Cultura de Teresina, de 8 a 10 de junho, nos seguintes horários:

“Tecendo Partituras” – 9h às 13h
“Energia e Expressividade” – 9h às 13h
“Clown: construção de um corpo cômico através da musicalidade” – 14h às 18h

Cada turma tem um número limite de 15 alunos. As inscrições já estão abertas e são feitas no Espaço Cultural Trilhos. Maiores informações pelo telefone 3223-2325.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjKiCPNWJW5Gg14NhPePG7xX-EaKF0BX6cTevJ3voI_vRvSWiAia_zCnDJDHrTs2ECyXiZ_ENHICWDLbkAxFBr5MZSXJFkw_AOQfCiY31lO8vnZPrs6xaoA3c6Z5IwWExru9oLkB9GTY7s/s1600/peca.JPG
O projeto

“Clássicos Teatrais no Nordeste” percorre um roteiro de trabalho centrado em apresentações dos dois espetáculos do repertório; “Branca”, versão do original clássico de Dias Gomes “O Santo Inquérito” e “Os Sonhos de Segismundo”, trabalho intertextual dos clássicos A Vida é Sonho” de Calderón de La Barca, “Cem Anos de Solidão” de Gabriel Garcia Marquez, “Obras Escolhidas” de Eduardo Galeano, “Romances” de Jorge Amado e Literatura de Cordel.

Também incluída no roteiro, a descoberta, troca e desenvolvimento de intercâmbios entre os grupos de teatro dos três estados nordestinos visitados, através de cursos de teatro e de encontros espalhados do NORTEA (Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste). Essa foi a forma encontrada pelo Oco de localizar outros grupos que desenvolvem um trabalho de pesquisa na procura de novos horizontes para o teatro nordestino.

As Peças:

Nos dias 12 e 13 de junho, o Teatro Municipal João Paulo II recebe o grupo Oco Teatro Laboratório, da Bahia, que está em turnê com o projeto Clássicos Teatrais no Nordeste. Depois de passar por Alagoas e Paraíba, o Oco chega a Teresina com os espetáculos “Branca” e “Os sonhos de Segismundo”. As apresentações acontecem às 19h.

Branca Dias, filha do nordeste brasileiro, paraibana de nascimento, descendente de cristãos novos, é a inspiração deste espetáculo homônimo, versão do clássico “O Santo Inquérito”, de Dias Gomes. O texto da literatura dramática trata da perseguição que sofreram os judeus. “Não pretendemos apresentar um espetáculo baseado fundamentalmente num discurso religioso, mas sim compartilhar temas vigentes no mundo atual, a intolerância e a falta de comunicação que isolam cada dia mais os seres humanos”, afirma o diretor do espetáculo, Luiz Alberto Alonso.

Em “Os sonhos de Segismundo”, seis trovadores se reencontram na sua cidade natal, Macondo, da qual tinham emigrado anos atrás na procura de uma vida melhor. Ao fazer sua entrada, percebem que a terra está morta, seca, cidade estática, parada no tempo e uma imensa solidão. Convocam, através de um ritual, a um ser que habita a cidade para perguntar lhe o que aconteceu na ausência deles. Segismundo segue, então, com os trovadores nessa busca pelos sonhos de cada um.


Durante a estadia do grupo em Teresina, serão oferecidas oficinas gratuitas aos profissionais das áreas de teatro e dança. Quem quiser participar dos cursos, que acontecerão na Casa da Cultura de Teresina entre os dias 8 e 10 de junho, deve se inscrever no Espaço Cultural Trilhos. Maiores informações pelo telefone 3223-2325

O grupo

Oco Teatro Laboratório é um grupo de teatro que surgiu em 2003 pela necessidade de desenvolver uma estética teatral baseada na Antropologia Teatral. Foi concebido como um Núcleo de Pesquisa Teatral encarregado de ministrar cursos e palestras em diversos estados, cidades brasileiras e no exterior e de reciclar-se em eventos internacionais sediados por universidades renomeadas e grupos de sólida formação.

O trabalho do grupo é baseado em uma estética que valoriza o conceito do espaço oco, o espaço vazio que é preenchido pelo ator na sua representação, explorando um conceito minimalista na encenação.

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário