
Uma das maiores tradições que acompanham o fim de ano da cidade de Teresina já possui programação definida. A Orquestra Sinfônica de Teresina - OST prepara-se para uma maratona com quatro concertos nesse Natal. No dia 16 de dezembro, será a primeira apresentação, às 19h, no Palácio da Música com o grupo de músicos e coralistas da OST.
A agenda da Orquestra, mantida pela Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, contempla ainda um concerto na Praça Pedro II, dia 19, às 19h. O terceiro concerto será no dia 20, às 19h, na Igreja da Vila Operária. A última apresentação do Concerto de Natal ocorre na Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, no dia 21, também às 19h.
Cada apresentação será dividida em dois tempos. O primeiro, instrumental – onde sob a regência do Maestro Aurélio Melo, terá abertura com “Capricho Italiano” de Tchaikovsky. A seqüência reserva aos presentes a execução da abertura de “Fidelio”, ópera prima de Ludwig van Beethoven, datada de 1805.
O público que comparecer as apresentações terá o prazer de acompanhar um trecho do poema sinfônico “Finlândia”, do compositor finlandês Jean Sibelius, inédito para a Orquestra Sinfônica de Teresina. A última parte da etapa instrumental é encerrada com os ares brasileiros da obra máxima de Carlos Gomes, “O Guarani”.
Na segunda etapa da apresentação, a orquestra ganhará as vozes do coral sinfônico – que é formado entra a parceria do coral da Universidade Federal do Piauí, o coral da Secretaria de Educação e o Coral da Cidade. Um tom sacro marca a abertura. “Vamos iniciar a segunda etapa com a orquestra e o coral em Jesus, Alegria dos Homens de Johann Sebastian Bach”, diz o maestro Aurélio Melo. Na seqüência o coral entoa a ópera Nabucco, do italiano Giuseppe Verdi.
Entre a execução dos clássicos, a Orquestra Sinfônica de Teresina mostra sua face regional quando apresenta na seqüência a peça “Que Cara é Essa”, pertencente ao folclore nordestino, de domínio público. Então, o palco é preparado para a participação especial da soprana Lucia Raulino, em Laudate Dominum de Mozart. O encerramento da apresentação será com a belíssima Hallelujah de Handel. "Que toda a população de Teresina venha ver a orquestra no Palácio da Música, é essencial que a comunidade acompanhe”, reforça o maestro Aurélio Melo.
Seja o primeiro a comentar.
Postar um comentário