No próximo dia 04 de novembro, Teresina recebe os violonistas Nicolas de Sousa barros e Aluisio Laurindo Junior e, que realizarão o concerto “Violão Brasileiro”. O show faz parte de um projeto nacional do Sesc chamado Sonora Brasil - Formação de Ouvintes, que percorre todo o Brasil difundido a cultura popular, erudita e folclórica.
Em sua 12ª edição, o projeto traz como tema Violão Brasileiro que apresenta ao público um panorama da obra violonística desenvolvida no País nas últimas décadas. Oito violinistas de diferentes estados do Brasil - Daniel Wolff (RS) e João Pedro Borges (MA); Marcelo Fernandes (MS)e Henrique Annes (PE) e Salomão Habib (PA) e Fabrício Mattos (PR); Aluísio Laurindo Jr. (AP) e Nicolas de Souza Barros (RJ) – percorrem ao longo do ano 80 cidades interpretando obras de mais de 30 compositores, que contribuíram de forma significativa para a consagração do violão.
No mês de setembro Teresina recebeu os shows dos violonistas Marcelo Fernandes e Henrique Annes. Ao todo, serão 331 concertos em 2009, a maioria em cidades distantes dos grandes centros urbanos.“A intenção é possibilitar a uma grande parcela da população o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira erudita, popular e folclórica. Ao difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra não comercial, o Sonora Brasil se transforma no maior projeto de circulação musical do País”,ressalta Fátima Teles, coordenadora do Sesc e organizadora do evento no Piauí.
O projeto Sonora Brasil acontece às 19:30 horas, na Oficina da Palavra, localizada na Rua Bejamin Constant, 1400 –Centro. Mais informações através do telefone 3230 9952.
Sobre os músicos:
Nicolas de Souza Barros
Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), é um dos mais conceituados especialistas brasileiros em instrumentos eruditos de cordas dedilhadas, tais como violões de seis, oito e 11 cordas, alaúde, teorba, vihuela, guitarras barroca e renascentista, entre outros.
Desde 2004, sua principal área de atuação instrumental tem sido com o violão de oito cordas, com a primeira afinada uma quarta acima da corda mais aguda do violão de seis cordas (e a oitava afinada abaixo geralmente uma quarta abaixo da corda mais grave), com o qual se dedica a pesquisar novos repertórios para o instrumento.
Aluízio Laurindo Jr
Violonista, professor, compositor e arranjador, iniciou seus estudos musicais no Conservatório Carlos Gomes, em Belém (Pará), tendo como professores de violão Péricles Silva, Antonio Carlos Braga e Salomão Habib.
Foi vencedor do I Prêmio Estímulo Altino Pimenta, na categoria de música instrumental pela Fundação de Cultura do Município de Belém – 2004.
Seja o primeiro a comentar.
Postar um comentário