Pesquisar neste blog

https://1.bp.blogspot.com/-rBKwDq3-vQc/WVyEm-wwGtI/AAAAAAAAniA/Amp1A1qWsp4Qg43lgdnbkbrRfcZ0XBZiACLcBGAs/s1600/3.jpg    Os eventos e promoções estão sendo colocados no instagram
Grupo no Facebook               Grupo no Telegram               Grupos no Whatsapp

sábado, 2 de dezembro de 2017

Reabertura do Palácio da Cultura - 20 a 23 de Dezembro



Palácio da Cultura é devolvido a Teresina após reforma e modernização

O primeiro teatro de Teresina hoje é sede da Secretaria Estadual de Cultura (Secult). O Palácio da Cultura, situado num dos mais importantes sítios históricos da cidade, ganhou reforma e modernização e será devolvido à capital – com a preservação dos traços arquitetônicos do século XIX – na próxima quinta-feira (21), com uma vasta programação.

O prédio, que já abrigou o Liceu Piauiense e a Assembleia Legislativa do Piauí, passou por uma série de adequações. No total, foram investidos recursos na ordem de R$ 1,2 milhão. Entre os serviços executados durante a reforma, estão a recuperação da estrutura, incluindo recuperação do forro, telhado, paredes, banheiros e estacionamento. O espaço também ganhou novo piso, pintura e mobiliário. Todas as instalações elétricas e hidráulicas também foram revistas e melhoradas

Programação cultural marca entrega da sede da Secult
Uma vasta programação cultural marca a entrega da reforma e modernização do Palácio da Cultura, sede da Secretaria de Estado da Cultura. As apresentações começam na quarta-feira (20), a partir das 17 horas, com o Boi Imperador da Ilha, os espetáculos “Árvore que andava” e “Crazy”, além de declamação de poemas e da performance “Janelas Vivas”. As apresentações vão acontecer no lado de fora do Palácio.

Na quinta-feira (21), quando ocorre a solenidade oficial de entrega da reforma, tem apresentação do espetáculo “Conto de Reis”, da quadrilha “Luar do São João”, do Coral da Escola Técnica Estadual de Teatro Gomes Campos e ainda do “Quinteto de Cordas”. No auditório “Sulica” tem a apresentação teatral “Dádiva” e solo da Escola Estadual de Dança Lenir Argento. Após a solenidade, que também ocorre no auditório, haverá o Chorinho “Manga de Fiapo” e a abertura da exposição “Pintando Teresina”.

Na sexta-feira (22), a partir das 17 horas, tem um solo de dança com a coreógrafa Beth Battali, além do show de humor “4 em 1”, com Bruno Lima e dos espetáculo “Gota D’água” e “Boneca Dourada”. No sábado (23) a programação será encerrada, também a partir das 17h, com o Coletivo de Dança e Teatro “Conexão Street” e um espetáculo de Palhaçaria, com Jimmy Charles.

HISTÓRICO

Nos primeiros anos, após a mudança da capital para Teresina, a Assembleia Provincial funcionou, juntamente com o Liceu Piauiense, em casa alugada, na Praça da Constituição, hoje Praça Marechal Deodoro, tendo em vista as dificuldades de alojamento dos órgãos oficiais, por falta de prédios para acomodá-los. Em 1860, o então diretor do Liceu Piauiense se dirigiu ao Presidente da Província, Diogo Velho Cavalcanti de Albuquerque, futuro Visconde de Cavalcanti, solicitando providências no sentido de transferir o Liceu para uma outra casa, alegando não ser mais possível os dois órgãos continuarem no mesmo prédio, em face das dificuldades de acomodação. O referido imóvel pertencia ao Comendador Jacob Manoel de Almendra e o documento pertinente encontra-se no Arquivo Público do Piauí.

Logo depois, o governo provincial adquiriu prédio de João Isidoro França, na mesma praça, onde havia funcionado o primeiro teatro da cidade e também uma escola pública, instalando nele, depois de algumas adaptações, a Assembleia Legislativa. Posteriormente, o referido prédio passou por novas modificações. No governo do Sr. Helvídio Nunes sofreu reforma que lhe alterou totalmente a fachada neoclássica, o que é lamentável. Com a mudança da Assembleia Legislativa para o edifício Petrônio Portella, às margens do rio Poti, passou a ser sede da Secretaria de Estado da Cultura.

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário