Pesquisar neste blog

https://1.bp.blogspot.com/-rBKwDq3-vQc/WVyEm-wwGtI/AAAAAAAAniA/Amp1A1qWsp4Qg43lgdnbkbrRfcZ0XBZiACLcBGAs/s1600/3.jpg    Os eventos e promoções estão sendo colocados no instagram
Grupo no Facebook               Grupo no Telegram               Grupos no Whatsapp

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Roda de Poesia Tensão, Tesão e Criação - Praça Pedro II - 17 de Novembro


Programação especial encerra temporada do Roda de Poesia nesta sexta(17)

Depois uma temporada anual, o projeto Roda de Poesia Tensão, Tesão & Criação chega à ultima edição de 2017 nesta sexta-feira (17), a partir das 17h53, na Praça Pedro II. Será mais uma noite de resistência e expressão da poesia contemporânea brasileira feita no Piauí. Uma programação gratuita e variada no Centro Histórico de Teresina com sarau, performances, feirinha artística e lançamentos de obras literárias.


Ao longo do ano, o projeto foi uma trincheira de resistência artística e poética contribuindo para a revitalização da Praça Pedro II. Para o idealizador e coordenador João Henrique Vieira, o Roda de Poesia Tensão, Tesão & Criação acontece desde 2015 como uma política independente que tem intuito de expressar e expandir a poesia, gerando conexões e interações entre público e artistas; fomentando a economia criativa e o surgimento de novos artistas.

“O projeto é há mais de dois anos um espaço de interação e conexão, com a colaboração de diversos artistas ao longo desse tempo. Firmamos esse ponto-ação no Centro Histórico de nossa cidade onde o público pode recitar, pode adquirir uma obra de arte, onde novos autores surgem. Tudo de maneira pública e democrática em praça pública. Praça não é lugar de medo, é lugar de circulação de ideias”, afirma João Henrique Vieira.

Programação variada: pocket shows, lançamentos e performances

Esta edição que marca o encerramento da temporada 2017 traz uma programação variada e imperdível. Um dos pocket shows da noite será com a cantora e compositora Bia Magalhães, que abre as festividades desta noite especial. Talento da nova geração e já com uma trajetória consolidada, a artista teresinense, graduada em Moda (UFPI), começou cedo, ainda nos corais da escola. O “valendo” só veio em 2011, quando então resolveu se assumir como a Bia cantora e compositora, que hoje integra a banda Bia e Os Becks.

Em 2013 lançou, juntamente com a banda, o primeiro Ep “Conto Amor”, com sete músicas autorais. Em 2015, lança o Ep “Todo Lascado”, mostrando ainda mais as influências musicais da cantora, que se espalham entre rock nacional dos anos 60, até a música pop atual. O trabalho com teatro musical também faz parte da carreira, compondo a equipe de suas produções: “Jesus Cristo Superstar” e o musical piauiense “Ardor Amor”, onde foi atriz e co-autora.

Outro pocket show da noite será com Tio, trabalho do músico, poeta e compositor Fabrício Santos. Com uma atmosfera intimista e minimalista, a música e poesia do Tio chega suave e lúdica, carrega as influências da Bossa, Folk e MPB. Fabrício surgiu em meio aos eventos e produções universitárias na UFPI, onde cursa letras, e ganhou os palcos da cidade, entre apresentações próprias, ou com outros artistas, em festivais, eventos poéticos e afins. Traz com voz e violão uma conversa ao pé do ouvido, poética.

Esta edição de encerramento também apresenta a performance poética “Prontuário de um tarja preta”, do poeta Kilito Trindade. Já conhecido nos cenários local e nacional, o poeta tem apresentado suas performances poéticas em Teresina, Brasília, São Paulo, dentre outros Estados, onde também colaborou com grupos e projetos poéticos.

Lançamentos

Já a programação de lançamentos traz duas grandes publicações. Um dos lançamentos será o livro Os tempos e a forma, do poeta e editor teresinense, Adriano Lobão Aragão, obra que reúne em um único volume cinco livros de poemas – Uns poemas (1999), Entrega a própria lança na rude batalha em que morra (2005), Yone de Safo (2007), As cinzas as palavras (2009) e Entre áridos anseios dispersos (2017) – além de poemas dispersos publicados entre 1997 e 1998. Além de poeta, também publicou o romance Os intrépidos andarilhos e outras margens (2012). Atualmente, é um dos editores da revista eletrônica dEsEnrEdoS.

Outro lançamento da noite será a sétima edição da revista Acrobata, que chega com signo do número 7, buscando um equilíbrio em meio à tormenta política que vivemos. Fazem parte da publicação os poetas Demetrios Galvão, Thiago E., Aristides Oliveira, Dante Galvão e Lucas Rolim, membros do coletivo Acrobata. Recentemente a revista foi lançada na Balada Literária, em Teresina e São Paulo.

SERVIÇO

Projeto Roda de Poesia Tensão, Tesão & Criação

Dia 17 de novembro de 2017

Às 17h53 | Programação gratuita

Praça Pedro II | Café Art Bar

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário