domingo, 1 de outubro de 2017

VIII Mostra de Teatro de Bonecos - 3 a 29 de Outubro


Desde a última segunda (02) teve início a VIII Mostra de Teatro de Bonecos de Teresina. O projeto vai circular entre teatros, praças e ruas, além do Parque da Cidadania e Ponte Estaiada até o dia 29 de outubro.

Com o objetivo de difundir o teatro de bonecos como parte importante da cultura popular piauiense e brasileira, a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves entrou em parceria com cinco grupos para se apresentarem pela cidade, são eles: Cia. Grupo Biboca, Calunga de Teatro, Grupo Fantochito, Do Riso, Isaque de Teatro de Bonecos.

De acordo com o coordenador de Divisão de Cultura Popular da FMC, Wellington Sampaio, a mostra visa beneficiar adultos e crianças com entretenimento de qualidade. "O evento é para minimizar a carência de entretenimento de qualidade para a população da cidade, facilitando os grupos participantes através da circulação dos seus espetáculos como afirmação da cultura popular piauiense", afirmou.

A abertura da VIII Mostra de Teatro de Bonecos será realizada na Praça João Luiz Ferreira, a partir das 15h, com desfile cênico dos bonequeiros.

Teatro de Bonecos

Em todo o mundo os personagens populares do Teatro de Bonecos têm as mesmas características, a irreverência e espontaneidade. No Brasil, os bonecos começaram a ser utilizados no século XVI e foi no Nordeste que ganhou destaque.

Até hoje como tradição nordestina o teatro recebe o nome de Mamulengo, que em 2016 passou a ser patrimônio imaterial brasileiro. No Piauí, Maranhão e Ceará, o personagem mais conhecido é Cassimiro Coco, que encanta e diverte o público.

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário