Pesquisar neste blog

https://1.bp.blogspot.com/-rBKwDq3-vQc/WVyEm-wwGtI/AAAAAAAAniA/Amp1A1qWsp4Qg43lgdnbkbrRfcZ0XBZiACLcBGAs/s1600/3.jpg    Os eventos e promoções estão sendo colocados no instagram
Grupo no Facebook               Grupo no Telegram               Grupos no Whatsapp

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Projeto Quintura - Sobrado - 9 a 12, 16 a 19 e 23 a 26 de Fevereiro


Nossa cena artística vai ferver de Quinta à Domingo no Sobrado (Rua Darcy Araújo, número 2049, no bairro São Cristóvão). É o projeto Quintura, que teve início na última quinta - 09/02 - trazendo gratuitamente espetáculos de teatro, dança, performance e mostras de cinema que estarão movimentando nosso circuito de arte durante dez semanas com programação ininterrupta nos meses de fevereiro, março e abril.

A cada semana uma criação artística estará em temporada nas salas do Sobrado durante 04 dias. Os espetáculos começam às 20 horas, garantindo que todo mundo possa em algum dia da semana acompanhar a produção local e também curtir um pouco da noite teresinense no Alquimia Café Bar, que fica no mesmo espaço.

O objetivo deste projeto realizado com o apoio do Instituto Punaré, Fundação Monsenhor Chaves e Prefeitura Municipal de Teresina é mostrar a produção local e apostar na realização de temporadas. É uma política de formação continuada de público através de uma programação semanal permanente, como ressalta uma das idealizadoras e artista de dança, Janaína Lobo.


foto: Gabriela Saad
“O Sobrado já se estabeleceu bem como espaço de exposição. Com o Quintura a gente quer trazer outro lado. É um projeto todo pensado para as artes cênicas, fomentando a cena local e mostrando o que está sendo feito”, explica Janaína, enfatizando que a cena teresinense está repleta de criações que merecem cada vez mais espaços e canais de circulação que estão sendo oportunizados pelo Sobrado através do projeto Quintura.

A abertura do Quintura contou com FRANGO, de Zé Reis. FRANGO é uma performance que dança com questões estéticas heteronormativas. Zé Reis é um artista piauiense que acredita no corpo como um potencializador de urgências humanas. Trabalha como ator, performer, diretor e preparador de elenco para teatro e cinema. Sua formação em teatro e dança contemporânea se divide entre Teresina, Brasília, Buenos Aires e Belo Horizonte.

Neste final de semana, de 16.02 à 19.02, o público terá acesso à performance Eólico de Samuel Alvis e de Ireno Júnior. Um projeto de criação independente e de resistência, por um fazer dança em Teresina que relaciona a tentativa como sinônimo de não desistência.

Fechando fevereiro, o carnaval do Quintura no Sobrado traz uma proposta diferenciada: em vez de folia e marchinha, o escurinho do cinema para quem prefere uma programação mais alternativa: Carnavalia com filmes como São Paulo em Hi-Fi sobre a noite gay paulistana entre 1960 e 1980, de Luffe Steffen e Supermemória do internacional piauiense, Danilo Carvalho . Em seguida o projeto volta com os espetáculos nos finais de semana seguintes, e toda a programação detalhada pode ser acompanhadas nas redes sociais do Sobrado.

O Sobrado abriu em 2016 com a proposta de proporcionar à cidade um espaço de circulação e discussão de arte contemporânea. O local, que já está consolidado como espaço de exposição e comercialização de obras de arte, agora desponta como um ambiente de articulação das artes cênicas locais, disponibilizando salas para espetáculos, bem como lançando curtas temporadas e outras ações de fomento ao cenário artístico piauiense.

SERVIÇO (mês de fevereiro completo):

- Lançamento do Quintura: 09/02/2017 (quinta-feira) às 20 horas com discotecagem de Mirton de Paula após a performance de abertura

- FRANGO, de Zé Reis (performance de abertura do Quintura): às 20 horas.

-EÓLICO, de Samuel Alvis e Ireno Jr: 16, 17, 18 e 19 de fevereiro às 20 horas.

-QUINTURA DE CINEMA - MOSTRA DE CINEMA CARNAVAL (23, 24, 25 e 26 de fevereiro -quinta à domingo - todos os dias as 20h) com os filmes:

-QUINTURA DE CINEMA - MOSTRA DE CINEMA CARNAVAL/ curadoria de Tássia Araújo (23, 24, 25 e 26 de fevereiro -quinta a domingo -todos os dias as 20h) com os filmes:

DIA 23/02 (QUINTA): TEMA – MONAS E VANGUARDA
-SÃO PAULO EM HI-FI, Documentário, 101min, SP/Brasil, 2016. Dir. Luffe Steffen

*DIA 24/02 (SEXTA): TEMA - SURTO E DESLUMBRAMENTO
-BAILÃO, Documentário, 16min, São Paulo, 2009. Dir. Marcelo Caetano
-MUNDO INCRÍVEL REMIX, Ficção, 24min, Minas Gerais, 2014. Dir. Gabriel Martins
-METRÓPOLE, Ficção, 16’50, PE, 2013. Dir. Sócrates Alexandre​​​​​​​​​​​​


*DIA 25 (SÁBADO): TEMA – CIDADE: MEMÓRIA E AFETO
-SUPERMEMÓRIAS, Documentário, Super8, 20min, CE, 2010. Dir. Danilo Carvalho
-TATUAGEM, Ficção, 110min, PE, 2014. Dir. Hilton Lacerda.

*DIA 26 (DOMINGO): TEMA – PARA NÃO MORRER AS TRADIÇÕES
-XINGU CARIRI CARUARU CARIOCA, Documentário, 92min, RJ. DIr BETH FORMAGGINI


Projeto com apoio da Instituto Punaré, Fundação Cultural Monsenhor Chaves e Prefeitura Municipal de Teresina.

    Seja o primeiro a comentar.

    Postar um comentário