Pesquisar neste blog

https://1.bp.blogspot.com/-rBKwDq3-vQc/WVyEm-wwGtI/AAAAAAAAniA/Amp1A1qWsp4Qg43lgdnbkbrRfcZ0XBZiACLcBGAs/s1600/3.jpg    Os eventos e promoções estão sendo colocados no instagram
Grupo no Facebook               Grupo no Telegram               Grupos no Whatsapp

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

9ª edição da Primavera dos Museus - Museu do Piauí - 22 a 25 de setembro




Pelo menos cinco cidades do Piauí participam da 9ª edição da Primavera dos Museus que, neste ano, traz como tema "Museus e Memórias Indígenas". O Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes, em Teresina, preparou uma programação especial, que começa na próxima terça-feira (22) e se estende até sexta-feira (25), com exposição, visitas, palestra e teatro.

“Todos os anos, o Museu participa e monta uma programação de acordo com o tema proposto. Este ano, vamos trazer uma comitiva formada por índios piauienses (Tabajaras) e cearenses (Kalabaça). A programação é aberta ao público, principalmente aos estudantes. As escolas que tiverem interesse em participar, devem entrar em contato com o Museu para agendar (por meio do telefone 3221 6027), a visita o quanto antes. As vagas são limitadas”, afirma a diretora do Museu do Piauí, Dora Medeiros.

O evento é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em parceria com os museus de todo o país. A partir do tema escolhido neste ano, a finalidade é instigar a uma reflexão sobre a diversidade sociocultural dos mais de 200 povos indígenas que habitam o país, constituindo-se como um dos maiores patrimônios existentes no território nacional, representados em museus e outras instituições por meio de exemplares de sua cultura material.

Além do Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes, o Museu Osildo Albano, em Picos, e o Museu de Arte Sacra, em Oeiras, casas mantidas pela Secretaria Estadual da Cultura (Secult), desenvolvem neste ano uma programação conjunta como forma de promover o fortalecimento da luta pelo reconhecimento da história e memória dos descendentes indígenas do estado.

No país, 809 instituições participarão da Primavera dos Museus em 2015. São mais de 2.400 eventos, que serão realizados em 393 cidades brasileiras. Seminários, exposições, oficinas, espetáculos, mesas-redondas, visitas guiadas, exibições de filmes são exemplos de ações programadas. O tema foi escolhido em consonância com as políticas do Ministério da Cultura. Para o Ibram, os museus são espaços importantes para guarda e transmissão das histórias e memórias destes povos.

Além de Teresina, Picos e Oeiras, a 9ª Primavera dos Museus tem programação em mais dois municípios piauienses: Regeneração e Valença. O guia completo com a programação pode ser encontrado no site:www.museus.gov.br.

Programação Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes:

22 de setembro

9h - Abertura oficial
9h20 - Apresentação: Ritual do Toré (Tabajara -PI e Kalabaça -CE)
10h - Mesa-redonda: “Memória e verdade indígena: patrimônio histórico-cultural e justiça social”
Mediação: Dora Medeiros (historiadora, diretora do Museu do Piauí)

Participantes: 
- Laureni Dantas de França – UFPI, Aneps, Uninovafapi;
- Romeu Tavares (coordenador da CTL da Funai – Piripiri/PI);
- Profª. Dra. Claudete Dias – UFPI;
- Profª. Dra. Carmen Lúcia (PPGant- Programa de Pós Graduação em Antropologia da UFPI);
- Representante do Conselho do Memorial das Nações Indígenas;
- Francisca Kariri (Queimada Nova - PI);
- Presidente da Associação Itacoatiara de Remanescentes Indígenas – Piripiri – PI.

14h – Abertura da Exposição temporária “Obduco” por Junior Reis e Charles Oliveira
14h30 – Cajuína no Museu: conversa com a professora Aliã Wamiri

23 de setembro
9h às 11h: Cine-museu
14h30 às 17h – Visita mediada pelo educativo do Museu à exposição

24 de Setembro
Ações educativas durante e visita mediada pelo educativo do Museu à exposição

25 de setembro
10h – Palestra sobre o tema “Museus e memórias indígenas” - Historiadora Dora Medeiros
9h às 11h – Visita mediada pelo educativo do museu à exposição
16h – Peça teatral (lenda indígena)

Fonte: Piaui.gov

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário