Pesquisar neste blog

https://1.bp.blogspot.com/-rBKwDq3-vQc/WVyEm-wwGtI/AAAAAAAAniA/Amp1A1qWsp4Qg43lgdnbkbrRfcZ0XBZiACLcBGAs/s1600/3.jpg    Os eventos e promoções estão sendo colocados no instagram
Grupo no Facebook               Grupo no Telegram               Grupos no Whatsapp

sábado, 2 de outubro de 2010

Programação do grupo de dança Gestus em Teresina - 9 e 10 de Novembro

A dança contemporânea do grupo Gestus chega ao Piauí

Grupo Gestus que, sob o patrocínio da Lupo, tem levado a dança contemporânea de Araraquara (SP) para diversas partes do Brasil e do exterior.

Oficinas de dança contemporânea e balé clássico, seminário de pesquisa, residência artística e bate-papo formam a agenda do grupo, que iniciou o mês em Belém (PA), e segue para Teresina e Parnaíba (PI).

Teresina – No dia 09 de novembro, pela manhã, às 9 horas, realizam Oficina de Dança Contemporânea na Sala de Dança da UFPI (Universidade Federal do Piauí, no Campus Petrônio Portella). À tarde, às 16h30, é a vez da Oficina de Balé Clássico, na Escola de Balé de Teresina, com continuidade no dia 10, às 9 horas.

Gestus – programação NOVEMBRO 2010

Teresina/ PI

09: Oficina de Dança Contemporânea
Horário: 9 horas
Local: Sala de Dança da UFPI (Campus etrônio Portella – Bairro Ininga)

09: Oficina de Balé Clássico
Horário: 16h30
Local: Escola de Balé de Teresina (Rua Félix Pacheco, 1296 – Centro)

10: Oficina de Balé Clássico
Horário: 9 horas
Local: Escola de Balé de Teresina (Rua Félix Pacheco, 1296 – Centro)

10: “About Angels”
Horário: 18 horas
Local: Cine Teatro UFPI (Campus Petrônio Portella – Bairro Ininga)

Teresina recebe “About Angels”no dia 10, às 18 horas, no recém inaugurado Cine Teatro UFPI, com “Sobre Todos Nós” e “Viral”. A entrada é franca.

Parnaíba – No Piauí ainda, o Gestus aterrisa na Parnaíba. No dia 13 o grupo participa de “Rodas de Conversa – Na Porta de Casa”, numa programação organizada pelo Sebrae, no próprio Sebrae (localizado no centro de Parnaíba), às 8 horas.

“About Angels” - O mais novo projeto do Gestus, “About Angels” - que dá continuidade à pesquisa desenvolvida pelo grupo desde 2006, sobre ativismo artístico – norteia as apresentações, com os trabalhos: “Sobre Todos Nós”, “Microdanças que se desfazem...” e “Viral” – este último concebido pelo coreógrafo Mario Nascimento (MG). O projeto é produzido com o patrocínio da Lupo, via Lei Rouanet, de incentivo fiscal do Governo Federal.

Com propostas de solos e coletivos que dialogam entre si, o Gestus apresenta intérpretes-criadores convivendo num ambiente de criação permanente. Pertencimento, memória, alteridade integrada, denúncia, consumismo são algumas das questões abordadas em “About Angels”.

Os espetáculos - Em “Sobre Todos Nós” os bailarinos revivem o tempo-espaço, do universo simbólico da criança, de maneira transformada e fazem associações daquilo que as crianças de hoje têm em comum: sonhos, desejos, carências. Assim, revivem momentos de transição e agregam novas experiências. Agora, os corpos já adultos experimentam de novo, em outro tempo-espaço, algumas das suas vivências da infância.

O processo de criação do espetáculo teve inspiração em 16 crianças “que falam sobre todos nós”. O elenco apresenta: Luzinete Silva, Gilsamara Moura, Pablo Lozano e Rafael Otoni, além dos bailarinos convidados Cesar Nunes e Nirlyn Seijas.

Já em “Microdanças que se Desfazem”, a bailarina e diretora Gilsamara Moura, apresenta um solo inspirado na obra “O olho e o cérebro - Biofilosofia da percepção visual”, de Philippe Meyer. Dessa forma, “Microdanças...” trabalha com alguns sentidos e canais da percepção, revelando experiências táteis, visuais, cinestésicas e acústicas.

O trabalho apresenta corpo e pensamento enredados, num tempo determinado e bem curto, onde cada dança se constrói e se desfaz. Assim, o tempo se desfaz na dança e a dança se desfaz no tempo...

Por fim, “Viral”, do coreógrafo Mario Nascimento, aborda processos mnemônicos – aqueles que auxiliam na memorização e que são tratados como processos contaminatórios de movimentos de outro bailarino. O que a memória seleciona é um dos fios condutores de Viral.

Como nos contaminamos com as ideias dos outros? Como passamos isso adiante? Como mudamos os percursos? Quando a contaminação cessa? Questões como estas atravessam a cena e se evidenciam na construção coreográfica dos bailarinos Cesar Nunes, Luzinete Silva, Nirlyn Seijas, Rafael Otoni e Pablo Lozano.

A produção do GESTUS em Teresina é da Cia. Luzia Amélia com apoio da UFPI

crédito das fotos: Aldren Lincoln

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário