Pesquisar neste blog

https://1.bp.blogspot.com/-rBKwDq3-vQc/WVyEm-wwGtI/AAAAAAAAniA/Amp1A1qWsp4Qg43lgdnbkbrRfcZ0XBZiACLcBGAs/s1600/3.jpg    Os eventos e promoções estão sendo colocados no instagram
Grupo no Facebook               Grupo no Telegram               Grupos no Whatsapp

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

História do Agenda Cultural - agradecimentos


-->
O blog nasceu da minha idéia de juntar em um só lugar todos os eventos de rock, MPB, reggae, literatura, teatro etc. Enfim, eventos culturais de Teresina. No dia 23 de maio de 2009 era feita a primeira postagem. Logo no começo, convidei meus amigos Flávio Augusto, Hélio Júnior e Francisco Neto para me ajudarem. Além da ajuda deles, também esperava uma ajuda das bandas, afinal seria algo proveitoso para elas, já que o público teria mais informação sobre as agendas e os shows e não ficaria como eu, que antes mal sabia onde aconteciam os shows ou das programações de festivais etc.
O começo foi fraco, com poucos acessos, design  simples, sem logomarca, sem nada. Não tínhamos twitter e os poucos acessos que recebíamos eram devido a divulgações no Orkut ou MSN.
Com o tempo, o blog ficou mais cheio, e logo começou a aparecer nas procuras do Google, e fomos ganhando mais acessos. Nossa meta inicial era de conseguir pelo menos 100 visitas diárias, meta esta que no começo era quase impossível, já que em julho de 2009 mal conseguíamos 40 visitas diárias.
Em setembro a situação ainda era a mesma, acessos aumentavam pouco a cada mês, mas neste mês ocorreu um fato bizarro na história do blog, tudo devido a uma divulgação que fizemos, anunciando que a CIA Barbixas se apresentaria em Teresina. Eles não vieram e ainda anunciaram no site deles nosso nome e de um portal teresinense que também havia divulgado o espetáculo. Resultado: 1000 visitas no dia, e nós, ao vermos o número de pessoas online aumentando descontroladamente, até nos perguntamos se era falha dos contadores, mas pelos comentários feitos na postagem, soubemos do erro e pedimos desculpas pela falha.
O blog começava então a ficar conhecido. Em outubro já conseguíamos atingir nossa meta de 100 acessos diários, e os eventos aumentavam. Nosso estímulo em fazer o blog também já era maior. Até que veio o fim do ano e, com ele, as férias. Foi o período de queda, mal tínhamos tempo para atualizar, e às vezes tínhamos apenas 10 ou 20 visitas. Em fevereiro retomamos e as visitas voltaram. Vale lembrar que fizemos nosso twiter em novembro de 2009, mas em março de 2010 é que ele realmente surtiu efeito.
O layout já havia mudado, mas ainda não tínhamos logotipo, até que tivemos contato com a Agenda Cultural de São José dos Campos. Eles estavam com um projeto de unir todas as agendas culturais do país e criaram um logo único, personalizado de acordo com a cidade de cada blog. Enfim tínhamos nosso logo.
O blog então já conseguia atingir o dobro da meta, 200 visitas por dia, e às vezes 300 em alguns dias, já em maio. Neste período começamos a ter mais reconhecimento por parte das bandas e das casas de eventos, e até de produtores locais, que já nos enviavam releases de peças e shows.
No dia 23 de maio, era então a data do nosso aniversário, comemoramos no Canteiro de Obras, e neste momento já contabilizávamos 30.000 visitas, um bom número para 1 ano. Nos sentíamos mais estimulados.
Mas vale ressaltar aqui que desde a criação não ganhamos dinheiro algum com o blog, apenas cortesias para alguns eventos. Nossa idéia a princípio era de apenas contribuir para que a cultura feita em Teresina, que não tinha voz nos grandes meios de comunicação, pudesse ser vista no blog. E acreditamos que de alguma maneira nós tivemos nossa parcela real de contribuição.
Sabemos que o blog ainda tem muito a melhorar na questão visual, nos esforçaremos para que isto seja mudado, e continuaremos na nossa empreitada de divulgar a cultura na capital piauiense. Gostaríamos de agradecer aqui a todos os visitantes, aos colaboradores, às bandas, aos seguidores do nosso twitter e aos organizadores dos eventos, todos foram importantes para o nosso crescimento. Obrigado a todos!

Jônatas Freitas, do Agenda Cultural

3 comentários

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa o blog de vc's é muito bom.

Unknown disse...

o blog é mt bom, mas eu achei estranho é q num fala da Cami

Jônatas disse...

O texto é antigo, a Cami ainda não fazia parte

Postar um comentário