Pesquisar neste blog

https://1.bp.blogspot.com/-rBKwDq3-vQc/WVyEm-wwGtI/AAAAAAAAniA/Amp1A1qWsp4Qg43lgdnbkbrRfcZ0XBZiACLcBGAs/s1600/3.jpg    Os eventos e promoções estão sendo colocados no instagram
Grupo no Facebook               Grupo no Telegram               Grupos no Whatsapp

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Maurício Pokemon lança livro em Teresina e Paris

Maurício Pokemon lança livro em Teresina e Paris



Contemplado pelo edital da Lei A. Tito Filho com o projeto Ocupe o Espaço: Olhares sobre Teresina, Pokemon tomou a região berço da cidade como lugar de presença, convívio e atuação artística, e realizou o livro “Inventário Verde da Boa Esperança” com lançamento no Campo Arte/Teresina e em seguida no Cité Des Arts/Paris.

O “Inventário Verde da Boa Esperança” foi concebido a partir da convivência com margens e comunidades ribeirinhas de Teresina-Piauí. A região norte foi o primeiro espaço ocupado da cidade, lá viveram povos originários da região: índios, caboclos e descendentes de escravos—antes mesmo de ser o local escolhido para ser a nova capital.

A partir desse entendimento, Pokemon criou um livro aberto sobre a relação que encontrou dessas pessoas com aquele lugar. Uma relação ancestral, que com seus modos de vida guarda para toda Teresina um cinturão verde muito próximo da área urbana e das ameaças que vem com os projetos urbanísticos.

A publicação vem a partir do projeto Ocupe o Espaço: Olhares sobre Teresina, apoiado pela Lei A Tito Filho no edital 2012, com recursos liberados para sua realização em 2019. O livro foi feito com imagens analógicas e impresso nas técnicas de Risografia e Serigrafia. O processo de criação envolveu a construção coletiva de mapas poéticos sobre a Boa Esperança por moradores de muitas idades e a coleta de relatos que remetem a imagens de um tempo que pode ser outro ou o agora.

Parte da tiragem fica destinada à comunidade participante do projeto, ao acervo do Museu da Boa Esperança e ao Município como o edital determina. O “Inventário Verde da Boa Esperança” será comercializado por um preço especial nos encontros de lançamento, e em seguida disponibilizados em livrarias e pelo instagram do @campo.arte.

Maurício lança o Livro neste Sábado, dia 14 de Dezembro, no Campo Arte Contemporânea — onde é artista residente desde sua fundação, em 2016. Dois dias depois, o artista viaja para capital da França para uma residência de 3 meses no Cité Internationale des Arts, a convite do Institut Français du Brésil (IFB), Instituto Itaú Cultural e Prefeitura de Paris. Lá se dedicará a estudos, novas criações, intercâmbios com artistas e abertura de seu estúdio para mostra de trabalho com lançamento do livro Inventário Verde da Boa Esperança.

SERVIÇO:
Projeto Ocupe o Espaço: Olhares sobre Teresina livro INVENTÁRIO VERDE DA BOA ESPERANÇA, de Maurício Pokemon
Projeto contemplado pela Lei A Tito Filho/edital 2012
Lançamento no dia 14 de dezembro de 2019, às 19h
Local: CAMPO Arte Contemporânea
Rua Padre José Rego, 2660, São João
Teresina (PI)
Entrada gratuita
www.facebook.com/campoartecontemporanea

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário