Pesquisar neste blog

https://1.bp.blogspot.com/-rBKwDq3-vQc/WVyEm-wwGtI/AAAAAAAAniA/Amp1A1qWsp4Qg43lgdnbkbrRfcZ0XBZiACLcBGAs/s1600/3.jpg    Os eventos e promoções estão sendo colocados no instagram
Grupo no Facebook               Grupo no Telegram               Grupos no Whatsapp

terça-feira, 28 de agosto de 2018

42º Encontro de Folguedos - Vila Olímpica do Albertão - 30 de agosto a 2 de setembro


42º Encontro de Folguedos começa nesta quinta (30) na Vila Olímpica do Albertão

O evento que nasceu para valorizar a cultura piauiense com apresentações de grupos folclóricos, shows musicais e grupos afro já completa 42 anos de existência. O Encontro Nacional de Folguedos acontece este ano de 30 de agosto a 02 de setembro, na Vila Olímpica do Estádio Albertão, com mais de 50 grupos que passarão pelos dois palcos do evento. Entre as atrações musicais estão a cantora Solange Almeida, Mara Pavanelly, Iohannes, entre outros.

Além de promover as manifestações culturais do Piauí, o evento também integra apresentações de outros estados, proporcionando o intercâmbio entre as diferentes tradições. Este ano, com o tema “O Piauí entre os encantos das cantigas de roda”, o Folguedos busca manter viva as músicas e danças que são passadas de geração em geração e estão presentes na cultura brasileira.

“O Encontro de Folguedos é um evento que já é consolidado no nosso calendário cultural e que nasceu para fortalecer a raiz da nossa cultura. Desde que começamos a realizá-lo em agosto, sempre buscamos um tema que homenageia o folclore, por isso este ano decidimos ressaltar as cantigas de roda”, afirma a secretária Estadual de Cultura, Bid Lima.

A vila olímpica do Albertão foi totalmente preparada para o evento com dois palcos, o palco Boi da Cara Preta para apresentações folclóricas, e o Palco Teresinha de Jesus, para as bandas e shows de humor. O artesanato piauiense também terá espaço para ser comercializado em estandes destinados a visitação. A gastronomia do Estado também tem espaço reservado na praça de alimentação com comidas típicas.



Histórico

O Encontro Nacional de Folguedos do Piauí é palco, há 42 anos, da apresentação de grandes manifestações culturais do estado e do Brasil. Desde 1974, sua história e consolidação estiveram associadas ao fortalecimento das manifestações folclóricas piauienses. Inicialmente, o Encontro era realizado durante três dias no Teatro de Arena, localizado na Praça da Bandeira.

Em 1978, o evento ganhou projeção nacional, porém, em 1980 voltou ao caráter estadual. Nos anos de 1982 e 1983, o Folguedos foi realizado no Centro de Convenções e, após esses dois anos, passou a acontecer na Prainha, zona Sul de Teresina, onde ficou por 10 anos.

De 1984 a 1992, o evento manteve o âmbito estadual, para de 1993 em diante incorporar grupos e atrações nacionais. Desde o início desta década, o Encontro de Folguedos estava sendo realizado no Parque Potycabana. Em 2009, o evento foi transferido para a parte externa do Estádio Albertão.

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário