Pesquisar neste blog

https://1.bp.blogspot.com/-rBKwDq3-vQc/WVyEm-wwGtI/AAAAAAAAniA/Amp1A1qWsp4Qg43lgdnbkbrRfcZ0XBZiACLcBGAs/s1600/3.jpg    Os eventos e promoções estão sendo colocados no instagram
Grupo no Facebook               Grupo no Telegram               Grupos no Whatsapp

domingo, 1 de outubro de 2017

Abertura da exposição "Por Aí" - Museu do Piauí - 28 de Outubro



Museu do Piauí recebe exposição que retrata paisagens e olhares do Nordeste


“Por aí…”. O título escolhido retrata bem a diversidade de olhares e paisagens encontradas em vários cantos do Nordeste pelo fotógrafo João Freitas Filho. Parte dessas imagens será exposta no Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes (MUP), a partir de sábado (28). A abertura da exposição e o lançamento do livro – que recebe o mesmo título – acontece às 17 horas.

Para a exposição, 40 fotografias foram selecionadas. Em cada uma delas, um pouco da vegetação nordestina, marcada pelo solo seco e pelas estiagens constantes. Por outro lado, o sorriso de vários personagens aparece em meio às adversidades. O que se vê ainda são cenas do cotidiano, a figura do vaqueiro e imagens que retratam a fé do povo nordestino por dias melhores. “O livro contempla 18 temas sobre o Nordeste, sendo que 80% se refere ao Piauí”, conta o fotógrafo.


A exposição “Por aí…” tem curadoria de Elsa Paranaguá Elvas. “A essência do processo de construção de uma fotografia, ainda que por meio técnico, mas nunca alheio à manipulação do homem, concentra-se na fusão entre artista e fotógrafo. Este se apodera de uma cena precedente, solidificada em papel, desapegando de infinitos acontecimentos circundantes à cena por ele enquadrada”, diz, sobre a obra de João Filho.

O professor Cineas Santos, presidente do Conselho Estadual de Cultura, também escreve sobre o livro “Por aí…”. “A grande transformação na vida do João deu-se quando ele descobriu a mágica que é eternizar a efemeridade do instante numa foto bem feita. E, assim, vai colecionando imagens preciosas, prêmios e a admiração dos seus pares”, afirma Cineas.

João Freitas Filho é piauiense, advogado por formação, mas atuou nos mais diversos campos da atividade humana. Industrial, empreende nos mercados de alimentos, agricultura e energia. Ambientalista, é fundador e presidente da organização não governamental maisvida.eco.br. João recebeu 18 menções honrosas no 13º Annual Lucie InternationalPhotography Award, na categoria não profissional, e 15 menções honrosas no 14º Annual Lucie International Photography Awards Winners, na categoria Profissional.

O Museu funciona de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos, de 8h às 12h.

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário