Pesquisar neste blog

https://1.bp.blogspot.com/-rBKwDq3-vQc/WVyEm-wwGtI/AAAAAAAAniA/Amp1A1qWsp4Qg43lgdnbkbrRfcZ0XBZiACLcBGAs/s1600/3.jpg    Os eventos e promoções estão sendo colocados no instagram
Grupo no Facebook               Grupo no Telegram               Grupos no Whatsapp

terça-feira, 2 de maio de 2017

15ª Semana dos Museus - Museu do Piauí - 17 a 19 de Maio



Museus do Piauí participam da 15ª Semana Nacional dos Museus

Na próxima quinta-feira (18) é comemorado o Dia Internacional dos Museus. Para celebrar a data, todos os anos é realizada a Semana Nacional de Museus, que na sua 15ª edição traz como tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”. Em Teresina, o Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes (MUP) vai realizar uma programação com mesas redondas, exposições e apresentação de documentário com temática voltada para discussões sobre as questões de saúde mental em Teresina.


Na quarta-feira (17), às 8h30, acontece a abertura oficial com apresentação cultural, em seguida, às 9h, terá uma mesa redonda sobre o tema “Mentes Revisitadas”, com o diretor do Hospital Areolino de Abreu, Dr. Ralph Webster Cavalcante. No mesmo horário, será aberta a exposição “As peripécias do inconsciente”, assinada por Orlando Bonfim e pacientes do Hospital Areolino de Abreu. Durante a tarde, a exposição receberá visitação mediada.

Na quinta-feira (18), durante a manhã, acontecerá uma Oficina de Pintura para alunos da rede pública. A exposição continua aberta para visitação das 9h às 12h e às 14h30 haverá apresentação do documentário “Holocausto Brasileiro”. Após a exibição, terá uma roda de discussão com estudantes.

No último dia de evento (19), às 9h haverá novamente visitação mediada à exposição “ As peripécias do inconsciente”. Das 14h30 às 17h será apresentado o filme brasileiro “Bicho de Sete Cabeças” e às 16h30 acontece o encerramento com apresentação musical.

“Essa é uma data muito importante para todos os museus, é uma forma de dar visibilidade ao espaço museológico e atrair maior quantidade de visitantes. E este ano vamos debater sobre saúde mental e a importância da arteterapia associada à medicina no seu tratamento. Tenho certeza que será um tema que vai trazer grandes esclarecimentos ao púbico”, explica a coordenadora do Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes, Dora Medeiros.

O Museu Ozildo Albano, em Picos, também vai lembrar a data com atividades que vão de 17 a 19 de maio. Durante a programação, a casa vai contemplar uma temática que durante séculos foi esquecida não apenas pelos museus tradicionais como por outras instituições: “O Movimento Negro e os Povos de Terreiro”. No dia 17 acontece a abertura do evento com apresentações culturais e exposição “Movimento Negro e Povo do Terreiro”. No segundo dia de evento haverá bate-papo com o tema “Os Terreiros e a Intolerância Religiosa”. No último dia, o evento será encerrado com o lançamento do documentário “Mistérios e Encantos da Cidade de Pedras”, que narra uma riqueza natural da região de São José do Piauí contada sob histórias de moradores da região e turistas.

A 15ª Semana Nacional dos Museus é uma realização do Ministério da Cultura por meio do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e no Piauí tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). As atividades programadas pelos museus incluem exposições, visitas guiadas, apresentações culturais, palestras e mostra de filmes.

Veja a programação completa do Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes

Quarta-feira – 17 de maio

8:30h- Abertura Oficial

Apresentação cultural

09:00h às 12:00h- Mesa Redonda sobre o tema “Mentes Revisitadas” (Dr. Ralph Webster Cavalcante Trajano – Diretor Geral do Hospital Areolino de Abreu; Arte Terapeuta Manu Sato; Prof. Ms. James Wagner – Filósofo do Programa Educativo do Museu do Piauí; Profª. Doutoranda Márcia Castelo Branco Santana – Historiadora UESPI e o artista plástico Orlando Bonfim).
9: 00h – Abertura e visitação da exposição “As peripécias do inconsciente”. (Orlando Bonfim e pacientes do Hospital Areolino de Abreu).

Curadoria: Programa Educativo do Museu do Piauí.

14:00h às 17:00h – Visitação mediada à exposição “As peripécias do inconsciente”.

Quinta-feira – 18 de maio (Dia Internacional dos Museus)

9:00h às 12:00h – Oficina de Pintura para alunos da rede pública (Osani Arimatea – Educativo do Museu)
09:00h às 12:00h – Visitação à exposição “ As peripécias do inconsciente”.
14:30h às 17:00h- Cine Museu- Apresentação do Documentário “Holocausto Brasileiro”, após a exibição haverá uma roda de discussão com os alunos (Educativo do Museu)
14:00h às 17:30h – Visitação à exposição “As peripécias do inconsciente”.

Sexta-feira – 19 de maio

09:00h às 12:00h – Visitação mediada à exposição “ As peripécias do inconsciente”.
14:30h às 17:00h – Cine Museu- Apresentação do filme brasileiro “ Bicho de Sete Cabeças”, após a exibição haverá uma roda de discussão com os alunos; (Educativo do Museu)
14:00h às 16:30 h- Visitação mediada à exposição “ As peripécias do inconsciente”.
16:30h às 17:30h – Encerramento com apresentação musical.

Fonte: Secult

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário