sexta-feira, 17 de junho de 2016

Terejunina - locais no texto - 17 a 26 de Junho

Crédito: ascom

O mês de junho é um dos mais animados para o povo nordestino, pois é nesta época do ano que são comemoradas as festas juninas enchendo as cidades de cores, sabores e muita alegria. Em Teresina não é diferente. Na capital piauiense uma programação cultural envolvendo shows gratuitos, apresentações de quadrilhas, Bumba meu boi entre outros, marca a realização das festas de junho, é o Terejunina.

O evento, realizado pela Prefeitura Municipal, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC) acontece em vários bairros da capital durante os fins de semana deste mês. A programação terá inicio já nesta sexta-feira (17), com grupos culturais animando a população do bairro Santa Maria da Codipi, zona norte da cidade.

As apresentações deste dia 17 acontecerão no CEU das Artes Vieira Toranga, a partir das 19h, com a banda de forró Rosa Xote e a 1ª etapa do Arraial da Cidade, contando com apresentações de quadrilhas promovidas pela parceira entre FMCMC e Federação Piauiense de Quadrilhas Juninas (FEPIQ). No sábado (18) terão apresentações de trio pé de serra, Bumba meu boi e concurso de quadrilhas locais. E no domingo (19) terá mais apresentações de trio pé de serra, bumba meu boi e concurso de forró.


No domingo, 18, o Terejunina chega ao Mocambinho, com a Banda de forró Leiliane Monteiro e Banda Tribales e mais uma etapa do Arraial da Capital, acontecendo a partir das 19h na Praça da Telemar.

O CEU das Artes Ana Maria Rego, do bairro Porto Alegre receberá o Terejunina nos dias 24, 25 e 26. Entre as atrações que se apresentarão no local estão Gonzaga Lú, trios pé de serra, concurso de casamento matuto, concurso de rainha caipira, grupos de dança e a realização do arraial da cidade.

No bairro Dirceu, zona sudeste de Teresina, a festa será no sábado dia 25, com uma programação alusiva ao aniversário de 39 anos do bairro. A Banda da Cumadi irá animar a população que deve também prestigiar apresentações de quadrilhas juninas, na Praça Principal do Dirceu.

Ainda no dia 25, o Terejunina estará na Taboca do Pau ferrado, com Marinaldo do Forró, Bumba Meu Boi Beija Flor da Floresta, grupos de dança e quadrilha locais se apresentando a partir das 19 na localidade Pau de Cinza.

Além das apresentações nos bairros o Terejunina terá também uma trupe formada por um grupo musical pé de serra, um casal de rei e rainha junino, que se apresentarão nos Arrais dos bairros da capital, mediante solicitação encaminhada à FMCMC. Esta mesma trupe também fará apresentações na rodoviária de Teresina, Aeroporto, mercados e praças.

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário