Pesquisar neste blog

https://1.bp.blogspot.com/-rBKwDq3-vQc/WVyEm-wwGtI/AAAAAAAAniA/Amp1A1qWsp4Qg43lgdnbkbrRfcZ0XBZiACLcBGAs/s1600/3.jpg    Os eventos e promoções estão sendo colocados no instagram
Grupo no Facebook               Grupo no Telegram               Grupos no Whatsapp

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Espetáculo "Fogo" - Espaço Trilhos - 30 de Abril, 1 e 2 de Maio




Nos dias 30 de abril, 1 e 2 de maio, no Espaço Cultural Trilhos, volta a se apresentar “Fogo”, espetáculo teatral do Coletivo Piauhy Estúdio das Artes, que retrata os incêndios criminosos nas habitações de palha da cidade de Teresina na década de 40, sob a ótica da personagem Lucinha (Érica Smith) e dos narradores – personagens (Carlos Aguiar, David Santos e Vitor Sampaio) que relatam a luta pela sobrevivência em uma cidade devastada pelo fogo e pela opressão. O espetáculo é uma livre adaptação do conto homônimo de Vitor Gonçalves Neto. Construção dramatúrgica do diretor Adriano Abreu, ambientação sonora de Arnaldo Pacovam, direção de arte de Vítor Sampaio e iluminação de Pablo Erickson, realização do Coletivo Piauhy Estúdio das Artes que procurou universalizar a temática através de pesquisas e investigações cênicas que consumiram três anos para concretização do espetáculo.

O resultado é um produto cultural que resgata de forma estética, conceitual, social e emocional essa fase da história de Teresina, colocando em evidencia um dos fatos mais brutais da historiografia brasileira, como também, reflete sobre importância mítica do fogo. O trabalho foi considerado, pelo público e pela crítica piauiense, como um marco histórico do teatro local em virtude da inovação e qualidade apresentada, ganhando os prêmios de melhor espetáculo, direção, iluminação, atriz revelação, cenário e sonoplastia no Troféu os Melhores do Teatro Piauiense. No ano de 2014 foi selecionado entre sessenta propostas de todo Nordeste Brasileiro para participar do 21ª Mostra Nordestina de Teatro de Guaramiranga um dos mais respeitados eventos do Teatro Brasileiro.



Para o Diretor do espetáculo Adriano Abreu, “FOGO representa uma oportunidade de entrar em contato com um momento histórico da cidade de Teresina que tem sido empurrado para debaixo do tapete, de forma dissimulada e proposital,, por boa parte da intelectualidade local, e o conto de Vítor Gonçalves Neto, que serviu de base para o espetáculo do Coletivo Piauhy Estúdio das Artes, resgata de forma contundente, tomando partido dos oprimidos e apontando os motivos de toda aquela tragédia que envergonha o nosso passado recente. Além do que, conseguimos realizar um ato teatral de enorme intensidade que de certa forma veio de encontro as atuais necessidades do Teatro Brasileiro de Expressão Piauiense”. FOGO se apresenta no Espaço Cultural Trilhos sempre as 20h e os ingressos custam R$ 10,00 (meia entrada) e R$ 20,00 (inteira). Imperdível.

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário