sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Peça "O Diário de Genet" - Clube dos Diários - 23 de Agosto


Teatro Baiano mergulha no universo de Jean Genet

"O Diário de Genet", montagem do ATeliê VoadOR Companhia de Teatro, de Salvador (Ba), acontece neste sábado, 23 de agosto, às 20 horas, na Galeria do Clube dos Diários, com Entrada Franca.

Espetáculo, com classificação para 16 anos, realiza Circulação Nordeste 2014 para o FUNARTE Prêmio Myriam Muniz de Teatro, conquistado pela Companhia baiana, e revela uma imersão no universo do poeta ladrão e reverbera dramaturgia de identidade do pensamento político do autor francês Jean Genet.

A encenação performativa, nesse diário, escrito a partir de um texto não linear, construído por Djalma Thürler, apresenta o mundo marginal, inconstante, perigoso, vagabundo e sedutor do filho de uma prostituta, que viveu a juventude em reformatórios e prisões.

Serviço: "O Diário de Genet", do ATeliê voadOR Companhia de Teatro, de Salvador (Ba). Na Galeria do Clube dos Diários. Sábado, 23 de agosto, às 20 horas. Classificação, 16 anos. Entrada Franca. Os ingressos, limitados, devem ser retirados 1h antes. Informação 3222 7100.



Para o dramaturgo e diretor do espetáculo, Thürler, a montagem realiza um mergulho na obra de Genet, em avanço da compreensão da ideia do cárcere “nessa peça abandonamos as grades e focamos nos aprisionamentos culturais, demos as mãos às teorias de Foucault e fizemos a mais política das três peças”, diz o diretor, que tem mantido uma dedicação em discutir temas ligados a subalternidade.

O elenco de "O Diário de Genet" é composto por Duda Woyda (Ator 1) e Rafael Medrado (Ator 2). Texto e Direção, Djalma Thürler; Direção de Arte, José Dias; Iluminação, Pedro Dutra Benevides; Direção Musical e Trilha Sonora, Roberta Dantas; Operação de Som/Luz, Marcus Lobo; Contrarregra/Sonoplasta, Talis Castro e Design Visual,Clarissa Ribeiro.

Sobre o autor, objeto de pesquisa e dramaturgia de práxis baiana, uma curiosa vida confundida com sua obra. Jean Genet nasceu em Paris, a 19 de dezembro de 1910 e morreu em 15 de abril de 1986. Genet posterizou-se como proeminente e controverso escritor, poeta e dramaturgo.

Filho de uma prostituta, de pai desconhecido, foi adotado por um casal de Morvan, na Borgonha. Naquele tempo era comum enviar, às regiões rurais, as crianças abandonadas da capital. Abandonou a família adotiva, quando julgou-se dono do próprio nariz e passou a juventude em reformatórios e prisões onde afirmou sua homossexualidade.

Aos dezoito anos ingressou na Legião Estrangeira Francesa e foi oficialmente afastado, com desonra, por ter sido flagrado praticando sexo com outro homem. Criou uma mitologia marcada por escândalos, roubos e rixas, enquanto construía romances e peças consagradas como O Balcão, Os Negros e Os Biombos. Conquistou a nata da intelectualidade europeia e colecionou uma sucessão de amantes que lhe fizeram companhia pelo baixo mundo da Paris.

Tentou se matar, depois do suicídio de um de seus amantes e do amigo e tradutor Bernard Frechtman. Os anos de 1960 foram de colher os louros do sucessos de romances, peças e roteiros de cinema. Quando chegaram os anos de 1970, dedicou-se à causa dos palestinos e envolveu-se com líderes de movimentos culturais norteamericanos, Panteras Negras e Beatniks. As suas memórias, publicou no ótimo livro "Diário de um Ladrão". Nessa obra, narra as aventuras e andanças pela Europa em que suas paixões e sentimentos, vividos de forma muito intensa, definem uma radiografia do homem Genet, seu mundo, submundo e uma riqueza de realidade para chocar aos puristas e encantar a todo o resto do mundo que reconhece o gênio que sempre foi Jean Genet. Entre seus amigos estão os filósofos Jacques Derrida e Michel Foucault; os escritores Juan Goytisolo e Alberto Moravia; os compositores Igor Stravinski e Pierre Boulez; o diretor de teatro Roger Blin; os pintores Leonor Fini e Christian Bérad e também os líderes políticos Georges Pompidou e Francois Miterrand.

1 Comentário

Anônimo disse...

nao achei a minha peça uma noite de natal
Sera hj as 19:00
no 4 de setembro
bjss...!!

Postar um comentário