Pesquisar neste blog

https://1.bp.blogspot.com/-rBKwDq3-vQc/WVyEm-wwGtI/AAAAAAAAniA/Amp1A1qWsp4Qg43lgdnbkbrRfcZ0XBZiACLcBGAs/s1600/3.jpg    Os eventos e promoções estão sendo colocados no instagram
Grupo no Facebook               Grupo no Telegram               Grupos no Whatsapp

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Programação do Cineclube Olho Mágico - Adufpi - 4 de Maio


CINECLUBE OLHO MÁGICO ADUFPI
Sessão Especial - 02 Filmes sobre Brasília

Dia 04.05.14 (domingo)
Horário: 09h da manhã
Auditório da ADUFPI
Av. Petrônio Portela, 391 – Bairro Ininga – Teresina (PI)
Aberto ao público, entrada franca

Programação:

1. Abertura (15 min).
2. Exibição do filme “Brasília – Contradições de uma Cidade Nova“(direção de Joaquim Pedro de Andrade”, documentário, 1967, 23 min).
3. Exibição do filme “Plano B” (documentário sobre o filme Brasília – Contradições de uma Cidade Nova, direção de Gtesemane Silva, 2012, 84 min)
4. Debate conduzido pelo Prof. Alderon Marques.


Informações sobre os filmes e a Sessão Especial:

O Cineclube Olho Mágico está participando do Circuito Nacional de Estreias do filme “PLANO B”, um documentário que analisa a produção e censura ao filme “Brasília – Contradições de uma Cidade Nova”.

O circuito prioriza a janela cineclubista de exibição, valorizando sua importância como um dos principais meios de acesso à diversidade de conteúdos cinematográficos.

Foram selecionamos os cineclubes mais atuantes e expressivos do cenário nacional para esta estreia, que contempla os estados brasileiros e o Distrito Federal. O lançamento do filme ocorre nos dias que estão próximos ao aniversário de 54 anos da cidade de Brasília.

História dos Filmes - Em 1967, o curta-metragem “Brasília – Contradições de uma Cidade Nova”, com roteiro de Jean-Claude Bernardet, decide revelar os subúrbios pobres de Brasília e termina proibido pelos próprios patrocinadores. Para proteger a cópia, o diretor Joaquim Pedro de Andrade decide escondê-la logo após uma projeção surpresa. Passados 40 anos de esquecimento, o filme é restaurado e se mostra incrivelmente atual.

Em 2012, outra equipe de cinema procura as pistas da produção, da censura e do desaparecimento da cópia para entender porque a vanguarda modernista não chegou aos subúrbios da cidade e descobrir qual foi o futuro das pessoas que estavam no filme proibido. O longa-metragem PLANO B resgata este importante episódio do cinema brasileiro, com um olhar crítico sobre o passado e o presente das nossas urbanidades. Acreditamos que o documentário possa promover importantes debates e reflexões, que ajudem a construir novos olhares sobre a atual urbanização brasileira.

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário