Pesquisar neste blog

https://1.bp.blogspot.com/-rBKwDq3-vQc/WVyEm-wwGtI/AAAAAAAAniA/Amp1A1qWsp4Qg43lgdnbkbrRfcZ0XBZiACLcBGAs/s1600/3.jpg    Os eventos e promoções estão sendo colocados no instagram
Grupo no Facebook               Grupo no Telegram               Grupos no Whatsapp

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Espetáculo Negrume - Clube dos Diários - 12 de Maio



Espetáculo NEGRUME

O espetáculo "Negrume" é resultado de uma investigação corporal que unifica técnicas de dança afro contemporânea, contato-improvisação e teatro físico, desenvolvida pela Cia Balé Baião de Dança Contemporânea no litoral oeste do Ceará, junto com três dançarinos afrodescendentes de Itapipoca, cidade onde reside a Cia.

O convívio e a relação da Cia Balé Baião com quilombolas cearenses desde 2008, destacando as comunidades de "Nazaré" na serra de Itapipoca e "Águas Pretas" da cidade de Tururu CE, gerou no coreógrafo Gerson Moreno o interesse em trazer pra cena as verdades físicas e a potência do “gesto simples”, elementos perceptíveis no dia-a-dia das crianças e dos velhos dessas comunidades, sobretudo o gestual lúdico e ritualístico revelado nas rodas de conversa, nas rodas de oração e festa: brincadeira e crença coabitam no mesmo espaço, dialogam e interagem incessantemente.

A dramaturgia do trabalho acontece a partir de duas proposições que geram metáforas corporais à proporção que os três corpos se encontram e se distanciam no espaço: “o giro-moleque na roda do mundo” (trazendo à tona o corpo profano) e o “Ritual das coisas invisíveis” (transmutação e arrebatamento – corpo sagrado). "Negrume" também poetiza as aspirações contemporâneas afrodescendentes, traçando paralelos entre o "corpo negro interiorano" com o "corpo negro globalizado e urbano".

FICHA TÉCNICA

Direção coreográfica
GERSON MORENO
Intérpretes-criadores
GIDALTO PAIXÃO
PERGENTINO DAVI
VIANA JÚNIOR
Sonoplastia, iluminação e registro

AMARANTE: dia 09 de maio ás 15h. Oficina para os alunos do colégio Polivalente e 19h Apresentação do Espetáculo "Negrume" na Quadra do Colégio Polivalente. Entrada franca!

MIMBÓ: dia 10 de maio ás 15h. Oficina para grupo de adolescentes do Quilombo Mimbó e 19h. Apresentação do Espetáculo "Negrume" no Clube da Beleza Negra do MImbó. Entrada franca!

TERESINA: dia 12 de maio ás 15h oficina de Dança para profissionais da dança piauiense (No Clube dos Diários) e 19h Apresentação do Espetáculo "Negrume" no Espaço Osório Junior no Clube dos Diários.

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário