Pesquisar neste blog

https://1.bp.blogspot.com/-rBKwDq3-vQc/WVyEm-wwGtI/AAAAAAAAniA/Amp1A1qWsp4Qg43lgdnbkbrRfcZ0XBZiACLcBGAs/s1600/3.jpg    Os eventos e promoções estão sendo colocados no instagram
Grupo no Facebook               Grupo no Telegram               Grupos no Whatsapp

quinta-feira, 1 de maio de 2014

PicNiC - 1° Encontro de Vídeo e Cinema Experimental - Casa da Cultura - 11 de Março a 11 de Maio



A Casa da Cultura abre as portas para o projeto PicNiC - 1° Encontro de Vídeo e Cinema Experimental, com obras do circuito nacional e internacional, que será lançado oficialmente no dia 11 de março, a partir das 19h, ficando exposto na casa até o dia 11 de maio.

O projeto foi idealizado por Guga Carvalho e é produzido com patrocínio cultural da Caixa Econômica, tendo como parceira a Casa de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. Ele pode ser melhor entendido como um combo que reuni várias peças numa mesma cesta: Uma exposição de vídeo-arte por dois meses em vários cômodos da Casa de Cultura; mostras de vídeo-arte e cinema experimental na sala de vídeo (uma mostra a cada semana); vários encontros educativos (esses encontros serão coordenados por Marina Medeiros e Danilo Medeiros e destinados a professores de arte); e um seminário de reflexão crítica, além de performances, show com a banda Wake Up, Killer!. E ainda intervenção de live image e videomapping.


De acordo com o organizador do evento, de modo geral, a video-arte e o cinema experimental são gêneros onde se investigar as possibilidades poéticas intrínsecas da própria linguagem é mais importante do que narrar uma história. “O audiovisual no Piauí é tradicionalmente marcado pelos gêneros do documentário e da ficção narrativa, mas de uns tempos para cá vem se expandindo em outras possibilidades poéticas", explica Guga.

"Hoje temos jovens criadores interessados também nessa forma de expressão, entre eles Adler Murad, presente na exposição com um vídeo. Há também o que chamamos de vídeo-instalação, onde o uso do vídeo se faz junto com uma concepção espacial, uma instalação com objetos e vídeo”, completa o curador.

Além dessas ações, o Picnic contemplará duas importantes oficinas. Uma delas com um grande nome do cinema experimental europeu: Yann Beauvais. E a outra com Eduardo Fernandes, um dos maiores nomes do videomapping brasileiro.


Entendendo o combo Picnic:
Exposição de vídeo-arte Passeio Completo
Com vídeo-artes de Adler Murad – Paulo Tabatinga – Jozias Benedicto - Solon Ribeiro - Narcísio Sousa, entre outros
Curadoria - Guga Carvalho
De 11 de março a 11 de maio
Local: Em vários cômodos da Casa da Cultura

Oficina de Cinema Expandido e Found Footage Filme
Com Yann Beauvais (França)
De 22 a 25 de abril
Local: Sala de Vídeo

Oficina de Video Mapping
Com Eduardo Fernandes (SP)
De: 22 a 25 de abril
Local: Auditório e fachada da Casa de Cultura

Encontros Educativos
Com Marina Medeiros, Danilo Medeiros e monitores
De 18 de março a 11 de maio
Local: Auditório

Mostras de Vídeoarte e Cinema Experimental
Com vários nomes da cena brasileira e internacional
De 11 de março a 09 de maio, uma mostra a cada semana
Local: Sala de Vídeo

Seminário de Reflexão Crítica sobre Poéticas Experimentais do Vídeo
Com Yann Beauvais, Guga Carvalho , Eduardo Fernandes e convidados.
Dia 24 de abril
Local: Auditório

Show
Com a Banda Wake Up, Killer!
Dia 11 de março, 19h

Fonte: G1

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário