Pesquisar neste blog

https://1.bp.blogspot.com/-rBKwDq3-vQc/WVyEm-wwGtI/AAAAAAAAniA/Amp1A1qWsp4Qg43lgdnbkbrRfcZ0XBZiACLcBGAs/s1600/3.jpg    Os eventos e promoções estão sendo colocados no instagram
Grupo no Facebook               Grupo no Telegram               Grupos no Whatsapp

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Downloadeando - Teresina #contraoaumento

(Picture by @BiaBird)
Eu nunca gostei de Teresina. Sempre achei esta cidade um lugar infernalmente quente, sem opções na noite, sem muitas oportunidades pra quem não deseja depender do estado e viver com algum cargo público, a necessidade de se ter sobrenome pra se conseguir qualquer coisa, o anseio de muitos de viver por aparência, a dificuldade que é conviver em uma 'capital disfarçada de interior' graças ao poder absurdo nas mãos de quem realmente pode. Porém, isto começou a mudar..

Mais uma vez as pessoas com o dom de mandar e desmandar tomaram suas atitudes arbitrárias despreocupados, Elmano Férrer assinou o aumento em uma sexta-feira a noite, evitando assim qualquer ação do Ministério Público Estadual e causou festa entre os donos de empresas de ônibus, que todos nós estamos carecas de saber são os verdadeiros financiadores de 9 entre 10 partidos na capital. Só que, dessa vez, resolveram agir.

Segunda-feira algumas poucas e corajosas pessoas tiveram a coragem - e por que não a audácia? - de fechar a mais importante via de acesso de nossa cidade. Eu estava lá e vi, não haviam mais de 100 pessoas que foram destratadas covardemente pela polícia que se valia de seu forte equipamento e determinada superioridade numérica para agredir sem a menor piedade os manifestantes. Não me falaram, EU VI. Após isso não pude mais ir, pois ainda preciso pagar minhas contas, mas fiquei na torcida para que mais uma vez a coisa não morresse. Terça-feira existiam mais pessoas do que segunda, posteriormente quarta, até hoje, dia primeiro de setembro de dois mil e onze, o dia que ficará gravado na memória do teresinense.

Novamente debocharam da nossa cara. O senhor Herbert Miúra, figurinha conhecida e carimbada na sociedade mafrense e frequentemente visto entre colunáveis, declarou que 'assim como supermercado, quem não tivesse satisfeito que procurasse outro método de se locomover', como se não bastasse, para ZOMBAR ainda mais da cara da sociedade, disse que entraria com uma ação na justiça para aumentar mais ainda o valor já absurdo da passagem. Puro blefe, apenas mais uma piada, deboche, zombaria de alguém que se acha inatingível, acima da Lei. Nosso prefeito sequer compareceu a alguma das reuniões, '-Quem são estes estudantes? Pobres fedidos, vagabundos, indignos de minha presença', deve ter pensado. Porém, até um cego viu: Mais de seis mil pessoas nas ruas (estou jogando por baixo, já ouvi relatos de mais de 10 mil, portais já noticiam 12 mil pessoas) saíram mostrando sua indignação, seu poder, sua força, seu grito para ser ouvido. E assim foi feito, Teresina simplesmente parou. O comércio nunca vendeu tão pouco, os ônibus não circulam, os meios evitam de toda e qualquer forma circular entre o movimento, tudo amigos, tudo. E quer saber do mais incrível? Simplesmente a população apoia a causa, em sua maioria.

E onde estão os políticos? Não seria sábia a ideia de muitos deles saírem as ruas apoiando os estudantes nem que seja para 'garantir votos'? Simples, praticamente todos são financiados pelas empresas de transporte público-privada. É assim que eles garantem o aumento irrestrito das passagens sem qualquer resistência, financiando as campanhas dos políticos e garantindo apoio deles na hora de 'lucrar mais'. Só que, amigos, ELES ESTÃO ACUADOS, trancafiados em suas salas, em seus gabinetes com seus assessores se virando em 10 para buscar palavras que possam os tirarem desta sinuca de bico. Nunca o telefone dos gabinetes tocou tanto, são os empresários com medo, preocupados porque o seu lucro já foi pro espaço. Eles estão sem saber o que fazer, já tentaram por a imprensa contra, já tentaram assustar com sprays de pimenta e balas de borracha, nada adiantou. Os políticos estão amordaçados. ELES ESTÃO COM MEDO, senhores. Nós estamos mostrando, a cada um desses dias, QUE SOMOS NÓS QUE SOMOS FORTES, não eles.

Nós, cidadãos constantemente usurpados e surrupiados por eles, estamos dando nossa lição de quem somos, mostrando nossa cara a cada minuto e demonstrando a eles que eles SIM devem nos temer. "O povo não deve temer seu estado, o estado deve temer seu povo", disse V em um dos filmes mais geniais que já vi na minha vida, V de Vingança (V for Vendetta), e NUNCA esta frase fez tanto sentido em uma sociedade. Só peço-lhes para NÃO ESQUECER de tudo isso ano que vem. Talvez o preço das passagens não baixe, talvez existam muitos vândalos arruaceiros se aproveitando do movimento, talvez ele perdeu seu foco, talvez, talvez, mas NÃO ESQUEÇAM no dia das urnas, no dia onde ELES dependem de nós. Nós, amigos, viveremos muito bem sem eles, porém eles NUNCA viverão sem nós.

Ah, e entre mortos e feridos, finalmente senti orgulho de ser teresinense.


Ps1: Não estou apoiando arruaceiros, vândalos, criminosos e aproveitadores, estou vendo a situação por uma ótica muito maior do que simples 0,20 centavos de aumento.

Ps2: 0,20 centavos podem não representar nada pra você, aí em seu ar-condicionado, twittando de seu tablet, com a faculdade, o carro, as roupas, o dinheiro pra comer a namorada no motel, encher a cara de cachaça e comprar o pancadão. Mas pra o POVO faz muita falta e, PRINCIPALMENTE, para os donos de empresa de transporte faz um bem danado.

Ps3: Siga-me em @willameee

23 comentários

Mário disse...

Palmas!

Bruno Serra disse...

Algumas pitadas de sensacionalismo, mas achei algumas colocações interessantes.


[...] Nós, cidadãos constantemente usurpados e surrupiados por eles, estamos dando nossa lição de quem somos, mostrando nossa cara a cada minuto e demonstrando a eles que eles SIM devem nos temer. "O povo não deve temer seu estado, o estado deve temer seu povo" [...]

O povo é o "mocinho" da história? Quem elegeu o prefeito ?
Não estou defendendo eles... mas nada acontece por acaso.

Queimar ônibus, pixar e vandalizar a parada não adianta... fechar as principais avenidas... é valido. Com certeza no meio de todo esse protesto tem a galera que tá lá pra protestar mesmo sem vandalizar e tal...

Por que esses 5, 10, 12 mil estudantes não invadem o plenário, câmara, (sei lá) e só saem de lá com algum acordo ?!

Protestos e manifestações tem que trazer benefícios, se não... não há fundamento !

1,90 eu já era um absurdo.
2,10 é ridículo... o serviço é um lixo, e agora parece que vai piorar.

E pra você 0,20 faz diferença ?

O barato é louco e o processo é lento disse...

PALMAS E MUITAS PALMAS

Willame Figueredo disse...

Olá Bruno!

O povo tem sua parcela de culpa, sim, afinal fomos nós que elegemos este cara. Eu mesmo fui um dos eleitores do Dr. Silvio Mendes que foi, inclusive, traído por este cara.

Fica a lição para as próximas eleições para prestarmos mais atenção ao nosso vice, não é?

Eu acredito que isto tudo é o resultado de uma situação que chegou ao limite, onde as pessoas cansaram e realmente compraram a briga.

Como falei ali, sim, existem arruaceiros, vândalos e folgados, eu mesmo vi casos na avenida agora a noite quando fui ver com os próprios olhos de pessoas que se aproveitavam, inclusive, pra roubar celular de pessoas.

Porém, sigo dizendo que sacanagem mesmo é os caras aumentarem abruptamente a passagem na calada da noite.

Sim, 0,20 não vão me fazer muita falta, afinal trabalho pra isso, porém eu não estou pensando em mim, penso em toda sociedade. Imagine pra um pai que tem que pagar a passagem para os seus 3 filhos estudarem? Ou empresas que não dão vale pro funcionário, e você sabe que existem muitas assim, é nesse contexto que fiz essa reflexão.

É bom discutir as coisas de forma adulta como você fez, tem todo direito de expor sua opinião, assim como eu tenho a minha. Toda discussão assim é válida.

Um abraço!

Vitu disse...

Sinceramente? A primeira frase cagou o resto do texto... Perdeu toda a moral pra argumentar qualquer coisa. O fato da galera sair por aí protestando pelo seus direitos (e isso eu apoio) não vai diminuir a temperatura, abrir mais casa de show, ou fazer de você um empreendedor. Sim, as pessoas vão continuar vivendo de aparência (como em grande parte do país) e vamos continuar uma "capital disfarçada de interior". Faço votos de uma boa viagem para um lugar frio, cheio de oportunidades e de pessoas humildes. Até lá podiam pôr outra pessoa pra postar no Agenda Cultural "Teresina". Deve ter um Castelo Branco apto para isso... Sinceramente, um ex-leitor. :D

Netto Carvalho disse...

Desculpa, mas você foi tão infeliz no início do seu texto que perdi o interesse de ler o restante. Na boa cara, se nunca gostou daqui não tem que defender nada não, relaxa. Essa luta é de quem ama essa Terra, com todas as característica que você considera negativas.

Netto Carvalho disse...

A próposito, parabéns Vitu pelo seu comentário, concordo plenamente com você.

joel disse...

vai morar no polo norte!!!

Christian disse...

Ah ladrão!

A Justiça e a Verdade Acima de Tudo!! disse...

so nao gostei do início..., mais no final vc mandou bem!!

AndréCerqueira disse...

Bravo Bravo ! !

Cria disse...

comandantes, tu moras onde mesmo?

grasi disse...

PER-FEI-TO!!!! TEXTO EXTREMAMENTE CRÍTICO, QUE MOSTRA COMO TEMOS POSSIBILIDADES DE MUDAR AS INJUSTIÇAS SOCIAIS. QUANTO AO FATO DE NÃO GOSTAR DE TERESINA, PENSO QUE VOCÊ TEM ESSE DIREITO, SÓ NÃO ACHO QUE ESSA SITUAÇÃO SEJA EXCLUSIVA DESSA CIDADE, INFELIZMENTE. VEJO AS PESSOAS SE LAMURIANDO E DIZENDO:"É O FIM DO MUNDO". EU NÃO ACHO, PELO CONTRÁRIO, SEI QUE O COMEÇO DE UM NOVO MUNDO!! É O QUE ESPERO, MAS ELE NÃO EXISTIRÁ SE FICARMOS DE BRAÇOS CRUZADOS

Willame Figueredo disse...

O que quis dizer foi exatamente isso, Grasi. Eu nunca tive motivos pra amar de paixão minha terra, tenho esse direito. Mas hoje eu vi que a amo, de verdade.

E digo mais, pra tudo dá-se um jeito. Temos sim como crescer, aparecer e atingir, quem sabe, o patamar de grandes cidades mesmo que ela esteja mais perto do que imaginamos, como Fortaleza que eu nem gosto tanto assim mas que cresce vertiginosamente as custas do trabalho de quem mora lá.

As coisas estão mesmo mudando, isto que ocorreu nesta semana foi um divisor de águas e que eu espero, torço e desejo que nunca pare. Assim, com o povo querendo, tudo muda.

D'jair Carvalho disse...

Ate que ponto uma linha de pensamento deve ser seguida? Como saber se ainda estamos certos? É verdadeiro acreditar que ainda existe chama nos pensamentos radicais de uns poucos que acreditam ser certo lutar por seus ideais, ideais há muito tempo camuflados no semblante calmo e nostálgico de um povo cansado de ser chutado, de ser usado, de ter seu sangue sugado. Tendo desistido de lutar. Afinal um bagaço de laranja não tem utilidade depois de ter sido chupado. Um grupo ridicularizado diante de todo um país, de toda uma cidade. Olhados de lado, a mídia mostrando uma opinião formada a favor dos grandes empresários, transformando uns poucos em meros vândalos e baderneiros. O que é correto? Em quem se deve acreditar? Por que quem tem mais dinheiro sempre está correto? Que povo é esse que aceita se submeter a pensamentos estereotipados a ponto de se calar e simplesmente baixar a cabeça?

Fúlvio disse...

Cara eu concordo em tudo que vc disse, ate quando caracterisou Teresina, realmente aqui é uma cidadezinha muito limitada em muitos aspectos, mas porque nós mesmos a fizemos assim e ninguem faz nada pra mudar; e essa galera aew que fica falando que ama Teresina e talz, sao os mais escrotos, que tem a vida mais vazia e quando acontece algo grande e importante aqui nao sabem nem julgar o que acontece; queria que esses protestos se estendessem alem da passagem d onibus,mas aos poucos nós vamus desenvolvendo um senso critico e politico do que nos envolve e aos poucos vamus amadurecendo, pra quem sabe uma dia Teresina passe a ser uma capital de verdade!!!

Urubuservando a situação disse...

Concordo que o começo do seu texto nos desestimulas a continuar a leitura, mas continuei mesmo assim, e o texto melhora do meio pro fim... Os teresinenses sempre falam mal da cidade, igual aos brasileiros falando mal do Brasil, nós podemos falar mal, mas vá outra pessoa fazer isso (presidente da philips e etc...) nessas horas todos nós colocamos nossa teresinidade pra fora! nós só percebemos a nossa identidade (enquanto terra) quando somos confrontados com outra, diferente da nossa... apesar de todas as limitações de Teresina eu adoro morar aqui, e sinto tanto falta quando tenho que me ausentar!!! Acho que a cada geração a coisa tá mudando, é lenta (e tem que ser, pra ser absorvida e entendida) mas a dez anos atrás (quando eu era uma adolescente) era muito pior! esses garotos merecem ser celebrados pela coragem de dar a cara a tapa nessa nossa sociedade que vive de aparencias com seus carros do ano e roupas e sapatos caros para mascarar uma auto-imagem de coitadinhos! Piauí terra do atraso, que nada, atraso dessas elites coronelistas que não querem largar o osso por nada, nem que isso custe a dignidade de seu povo! palmas a nossa juventude, deu uma lição de democracia,de civismo, de politica!!!

Suel disse...

não sei se tu (autor do texto) leu V de Vingança ou só citou um trecho que ocorre no filme, mas devo dizer que há tantas outras passagens na HQ que representam o momento por qual passamos.
e o que mais me marcou foi:

“o barulho é relativo ao silêncio que o precede. quanto mais absoluta a quietude, mais devastadoras as palmas. nossos governantes não ouvem a voz do povo há gerações, Evey…e ela é muito mais alta do que eles se recordam.”

lembrou vocês de algo? há quanto tempo permanecemos calados? então, só digo isso.

em se tratando do vandalismo, em algum momento alguém vai radicalizar em movimentos grandes como o que ocorreu. se numa corporação hierarquizada e "organizada" como a polícia não há controle no excessos de alguns policiais, é impossível, então, que numa revolução sem líderes seja possível ter domínio do que alguns fazem.

o que é importante? provamos que somos capazes de fazer um político voltar atrás. e detalhe: hoje era o elmano, mas a aceitação dos termos do SETUT ocorreria igualmente com sílvio. ou alguém tem dúvidas? nas suas duas gestões(uma e meia, talvez) ele assinou tranquilamente as decisões desse sindicato que funciona como empresa(isso pode, arnaldo?). então, seria diferente agora?

sinceramente, eu acredito que não.

não vou iniciar discussão sobre quem é melhor, não é minha intenção, quero só pedir que não haja fanatismo com relação a algumas figuras.

por fim, quero lembrar da única parte que minha mente é capaz de lembrar do Hino Nacional: "verás que um filho teu não foge a luta"

e digo, senhores, eu não fugi.

danielmmfe disse...

Acredito que cada um pode e deve escancarar aquilo que ele realmente pensa sobre algo. Logo, o autor do texto tem todo o direito de falar que não gosta de Teresina, pelo calor intenso ou pela falta de opção na noite. Agora, Como Vitu deixou bem claro, esses motivos só não tiveram uma lógica ou uma conexão racional com a sequência do texto.De qualquer forma, é melhor você deixar bem claro seu posicionamento em relação a algo do que ficar debochando da cara dos outros, como o fizeram vários meios de comunicação, sobretudo o que eu mais acompanhei, o Meio Norte. Eu até aceito a Superintendente da Strans falar que o movimento contra o aumento das passagens não foi organizado pelos estudantes, que não havia estudantes nas manifestações, mas apenas vândalos, e que o prefeito foi corajoso tomando a decisão de voltar atrás suspendendo o decreto que permitia o aumento, pois a mulher é paga diretamente pela Prefeitura e de forma indireta pelo SETUT, mas um meio de comunicação colocar uma charge em seu jornal mostrando o Prefeito como o herói, o único responsável pelo retorno da passagem ao seu valor original, o povo aplaudindo, e ainda o título da matéria insinuando que a passagem foi reduzida logo após sugestão de um programa de TV do grupo meio norte aí já é sacanagem . É chamar o teresinense de otário. Tudo bem, o meio norte também é sustentado pela prefeitura, Estado, Setut. Mas que o grupo deixe isso bem claro, que assuma partido, assim como o autor do texto deixa claro seu pensamento em relação a Teresina. O legal disso tudo foi ver, logo após a vitória dos estudantes, a Cinthia Lages fazendo uma matéria ridiculamente investigativa, mostrando dados da obscura planilha de custos do setut , tentando fazer uma “média” com o movimento estudantil.

Caixa de Recordações disse...

E isso ai galera, agora não vamos dá por encerrada a luta vamos atrás de mais, passe livre já!

Iara NM disse...

Gostei do texto e respeito sua opinião, a parte que você critica a cidade parte de uma ótica de quem conhece Teresina (até concordo em alguns pontos). Eu amo essa cidade apesar dos defeitos e na semana passada senti um orgulho muito grande da juventude daqui. Já participei de manifestações em Teresina e nunca teve muita participação (parecia com o 1º dia), mas também não teve tantos excessos por parte da polícia.
E lembrem, não é só de 0,20 centavos que estamos falando. É como a administração municipal tem funcionado. Um prefeito autoritário que passa por cima da recomendação do MP, enrola o Fórum Estadual em Defesa do Transporte Público, desrespeita a população para atender os desmandos dos principais patrocinadores das campanhas eleitoreiras.
As emissoras (e portais) daqui foram infelizes no começo, depois tentaram mudar o discurso. Mas a afiliada da Globo parece que, até hoje, não se conforma.

Willame Figueredo disse...

Suel, não só vi o filme mais de 10 vezes, por baixo, como conheço a graphic novel de bem antes porque um amigo meu dos tempos de escola, fã de HQ e do Alan Moore, me emprestou pra conhecer.

E eu juro pra você que, assim que o Elmano voltou atrás, a primeira coisa que pensei foi nesse trecho do hino, até tweetei ele imediatamente.

Um abraço!

Willame Figueredo disse...

Iara, é tudo uma questão de ótica. Eu optei por falar mal do que acho errado, criticar as posturas ruins, criticar o que não gosto e, obviamente, torcer e esperar por uma melhora. Prefiro assim do que viver no universo paralelo em que Teresina é um paraíso, que aqui é o melhor lugar do mundo e que aqui não deve a nenhuma cidade do mundo, como já ouvi mais de 1, 2, 3, 10, 50 vezes...

Postar um comentário