Pesquisar neste blog

https://1.bp.blogspot.com/-rBKwDq3-vQc/WVyEm-wwGtI/AAAAAAAAniA/Amp1A1qWsp4Qg43lgdnbkbrRfcZ0XBZiACLcBGAs/s1600/3.jpg    Os eventos e promoções estão sendo colocados no instagram
Grupo no Facebook               Grupo no Telegram               Grupos no Whatsapp

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Downloadeando - Neutral Milk Hotel - In the Aeroplane Over the Sea

Se você for um leitor no mínimo curioso provavelmente já deve ter ouvido falar sobre 'O Diário de Anne Frank', considerado por muitos uma das publicações mais verdadeiras, chocantes, reais e bem feitas sobre a Segunda Guerra Mundial. O livro na verdade é um diário real escrito por Anne Frank, uma jovem judia holandesa de Amsterdã que viveu a transição da juventude para a adolescência durante o período da Segunda Guerra. Começou a escrever no seu diário quando tinha 13 anos de idade sobre o cotidiano da vida enclausurada dentro de um porão frio e apertado com oito pessoas entre familiares e amigos de seu pai, Otto Frank, de 1942 a 1944.

Sem ver a luz do sol, sem se alimentar corretamente e privada de muitas outras coisas começou a descobrir a maturidade com as mudanças em seu corpo e o interesse afetivo por um rapaz que vivia junto com ela no porão. Em meados 1944 uma patrulha da Gestapo, divisão do exercito alemão especializada na busca, caça e captura de judeus, descobriu o esconderijo da família de Anne Frank, mandando todos para campos de concentração. Anne Frank morreu em fevereiro de 1945 com então 15 anos de idade enclausurada no campo de concentração de Bergen-Belsen, na Alemanha, onde morreram outros 200.000 judeus.

O único sobrevivente de todos que estavam no porão foi Otto Frank, que achou o diário da filha e resolveu publicá-lo para contar os horrores da segunda guerra. Foi inspirado nos relatos chocantes, cruéis e aterradores contados por uma jovem de 13 anos que o Neutral Milk Hotel lançou o conceitual 'In the Aeroplane Over the Sea', disco que esta humilde coluna mostra a vocês hoje.

O Neutral Milk Hotel é uma das mais aclamadas bandas independentes dos anos 90, formada por toda sua existência pelos amigos Jeff Magnum, Scott Spillane, Jeremy Barnes e Julian Koster. Os integrantes do quarteto se conheceram ainda na faculdade e iniciaram a trajetória da banda. Além do grupo, Jeff Magnum também é um dos fundadores do 'Elephant 6', selo totalmente independente que nasceu na mesma época do Neutral Milk Hotel e lançou bandas como Apples in Stereo, Of Montreal, Beulah, Elf Power e inspirou o Beirut, Devendra Banhart entre outros. A banda acabou em 1998 tendo, durante sua existência, lançado apenas dois discos, o mediano 'On Avery Island' e o genial 'In the Aeroplane Over the Sea', este último sendo aplaudido de pé por toda crítica e público norte americano, tendo sido por muito tempo o disco independente mais vendido do mercado consumidor Yankee. Este disco é considerado um dos melhores lançados nos anos 90 por 9 entre 10 circulações especializadas tendo ganho cinco estrelas em praticamente todas as publicações musicais dos Estados Unidos, da Rolling Stones a All Music, sendo por muitas delas considerado o segundo álbum mais influente da década perdendo apenas para o 'Nevermind' do Nirvana. Inteiramente conceitual, a gravação segue a cronologia dos fatos citados por Anne Frank em seu diário, o álbum culmina em um brio musical embebedado em violões folks e melodias muito bem trabalhadas, marca de Jeff Magnum, que usa de violões em alto som e metais presentes em praticamente todas as músicas para dar beleza ímpar nas canções.

O 'In the Aeroplane Over the Sea' é talvez o mais belo disco de música folk depois de tudo feito na fase áurea do Bob Dylan e digo, sem exageros, que aqui está um dos melhores discos já lançados. Como em todo folk este disco precisa ser sentido, interpretado, decifrado e degustado pelo ouvinte, pois não é bem um tipo de música fácil de se assimilar de primeira, mas por via das dúvidas vai aqui o link de 'Holland, 1945', uma das melhores músicas do disco para se ouvir no Youtube além do já tradicional link para download logo abaixo. Aproveite o som!


Neutral Milk Hotel - In the Aeroplane Over the Sea
Para fazer o download clique aqui.

1 - The King of Carrot Flowers pt. 1
2 - The King of Carrot Flowers pt. 2 and 3.
3 - In the Aeroplane Over the Sea
4 - Two-Headed Boy pt. 1
5 - The Fool
6 - Holland, 1945
7 - Communism Daughter
8 - Oh Comedy
9 - Ghost
10 - [untitled]
11 - Two-Headed Boy pt. 2


Ps1: Não precisa ser um amante, pesquisador ou conhecedor de Segunda Guerra pra ler e se apaixonar pelo 'Diário de Anne Frank', é uma leitura imperdível pra qualquer pessoa, recomendadíssimo.

Ps2: Siga-me em @willameee.




Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário